Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Comunidades apresentam prioridades para elaboração do PPA

Publicada em 13/07/2017, às 17h38 | Atualizada em 13/07/2017, às 17h38

Por Kennya Gava (krgava@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho


André Sobral

REUNIÃO PPA

Moradores dos bairros da Penha, Enseada do Suá, Sólon Borges, São José, Eucalipto e Praia do Canto apresentaram demandas e potenciais dessas regiões. (Ampliar imagem)

Reunião PPA Seges

Wanderson Pio da Silva, do bairro São José, ressalta a importância da participação das comunidades na gestão da cidade. (Ampliar imagem)

A etapa pública compartilhada para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 é uma oportunidade para que a Prefeitura de Vitória compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA. Por isso, nesta quinta-feira (13) foi a vez dos bairros da Penha, Enseada do Suá, Sólon Borges, São José, Eucalipto e Praia do Canto apresentarem suas demandas e potenciais de cada local.

Ao todo, a etapa, que teve início no último dia 20 de junho, já reuniu 46 comunidades no Palácio Municipal e deverá realizar cerca de 30 reuniões com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores até o mês de agosto.

A subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentou os cortes de gastos já realizados pela gestão, a entregas realizadas desde 2013 e falou sobre os desafios estruturantes do PPA. Também destacou a importância de elaborar o PPA em conjunto com as comunidades.

“A gente quer que vocês nos ajudem a compor o nosso planejamento com propostas, projetos e ações. Fizemos pesquisas e identificamos o que a sociedade espera de Vitória em um futuro próximo, que é uma cidade mais justa, saudável, humana e feliz. São esses elementos que a gente quer trabalhar em projetos para construir essa cidade que todos queremos”, explicou Joseane.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importantes para construir uma Vitória ainda melhor.

“Além desse momento com as comunidades, vamos fazer uma campanha pela internet para que todos os moradores possam dar as suas contribuições também. Fizemos pesquisas, estamos passando pela fase com as lideranças e depois vamos abrir para a população em geral dar sua contribuição e, ao final, vamos nos reunir novamente e apresentar qual estratégia traçamos para os próximos quatro anos”, pontuou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Mais escolas em tempo integral, ampliação de ciclovias, reforço nos investimentos em segurança, novas unidades de saúde, reforma de escolas, criação de um centro de especialidades infantil, academias populares foram as principais demandas apresentadas pelas comunidades. Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Wanderson Pio da Silva, do bairro São José, contou que a comunidade está na expectativa de boas notícias em breve. “Para mim, é de suma importância essa oportunidade que a gestão está dando para as comunidades de participarem do planejamento para a cidade de Vitória. Creio que virão obras importantes que a gente está esperando da prefeitura”. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site