Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Comitiva internacional visita Vitória para conhecer alimentação escolar

Publicada em 14/05/2017, às 08h00 | Atualizada em 15/05/2017, às 18h11


André Sobral

Nutricionistas da SEME

Comitiva internacional irá conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas nas escolas da rede municipal (Ampliar imagem)

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

Grupo terá acesso aos cuidados no preparo da alimentação escolar e à variação dos cardápios elaborados por nutricionistas (Ampliar imagem)

Um grupo de 26 pessoas vindas de países da América Latina e do Caribe vai conhecer, entre estas terça (16) e quinta (18), o Programa de Alimentação Escolar das escolas da rede municipal de Vitória.

A comitiva, formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do Governo, pretende conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países.

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), especialmente em relação a gestão, sistematização e mecanismos de atendimento aos estudantes.

A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva.

Atividades em campo

No primeiro dia do encontro, na terça (16), a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes à alimentação escolar, no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia seguinte (17), a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária. Nesse momento, a troca de experiências poderá se realizar de forma prática, uma vez que os participantes poderão discutir com a municipalidade o que vão ver e tirar suas possíveis dúvidas.

No último dia da comitiva em Vitória (18), está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. Eles poderão entender como funciona todo o processo de aquisição dos produtos e ainda debater sobre as políticas públicas que incidem sobre o desenvolvimento rural sustentável.

Referência nacional

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que a Educação da capital é uma das mais bem avaliadas no País. "Essa é mais uma confirmação de que nós temos ainda muito que evoluir, mas que já temos a melhor educação infantil do Brasil, atestada por vários organismos nacionais e internacionais, como esse grupo de países do Caribe e da América Latina que vem aqui conhecer o nosso programa de segurança alimentar oferecido por nutricionistas, com alta qualidade na merenda escolar da rede municipal de Vitória. É um motivo de honra e alegria para todos os moradores de Vitória e, principalmente, para os nossos profissionais de Educação, que construíram essa rede de ensino maravilhosa que é referência no País e no mundo".

Já a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destaca que o programa de alimentação escolar de Vitória é referência nacional pela excelência em todas as etapas, com destaque para os gêneros da agricultura familiar, caracterizando a alimentação saudável, bem como o cuidado no preparo e a variação dos cardápios elaborados por nutricionistas. "Merece destaque o trabalho de controle social do Conselho de Alimentação Escolar, o CAE, que fiscaliza e acompanha também todo o ciclo do fornecimento, aquisição, distribuição, armazenamento e preparo da alimentação escolar".

Matéria relacionada

Nutricionista dá dicas para alimentação saudável no ambiente escolar


Informações à imprensa:

SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129

Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Daniella Sanz Ramos


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site