Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Comitiva internacional visita Vitória para conhecer alimentação escolar

Publicada em 14/05/2017, às 08h00 | Atualizada em 15/05/2017, às 18h11

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Daniella Sanz Ramos


André Sobral

Nutricionistas da SEME

Comitiva internacional irá conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas nas escolas da rede municipal (Ampliar imagem)

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

Grupo terá acesso aos cuidados no preparo da alimentação escolar e à variação dos cardápios elaborados por nutricionistas (Ampliar imagem)

Um grupo de 26 pessoas vindas de países da América Latina e do Caribe vai conhecer, entre estas terça (16) e quinta (18), o Programa de Alimentação Escolar das escolas da rede municipal de Vitória.

A comitiva, formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do Governo, pretende conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países.

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), especialmente em relação a gestão, sistematização e mecanismos de atendimento aos estudantes.

A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva.

Atividades em campo

No primeiro dia do encontro, na terça (16), a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes à alimentação escolar, no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia seguinte (17), a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária. Nesse momento, a troca de experiências poderá se realizar de forma prática, uma vez que os participantes poderão discutir com a municipalidade o que vão ver e tirar suas possíveis dúvidas.

No último dia da comitiva em Vitória (18), está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. Eles poderão entender como funciona todo o processo de aquisição dos produtos e ainda debater sobre as políticas públicas que incidem sobre o desenvolvimento rural sustentável.

Referência nacional

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que a Educação da capital é uma das mais bem avaliadas no País. "Essa é mais uma confirmação de que nós temos ainda muito que evoluir, mas que já temos a melhor educação infantil do Brasil, atestada por vários organismos nacionais e internacionais, como esse grupo de países do Caribe e da América Latina que vem aqui conhecer o nosso programa de segurança alimentar oferecido por nutricionistas, com alta qualidade na merenda escolar da rede municipal de Vitória. É um motivo de honra e alegria para todos os moradores de Vitória e, principalmente, para os nossos profissionais de Educação, que construíram essa rede de ensino maravilhosa que é referência no País e no mundo".

Já a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, destaca que o programa de alimentação escolar de Vitória é referência nacional pela excelência em todas as etapas, com destaque para os gêneros da agricultura familiar, caracterizando a alimentação saudável, bem como o cuidado no preparo e a variação dos cardápios elaborados por nutricionistas. "Merece destaque o trabalho de controle social do Conselho de Alimentação Escolar, o CAE, que fiscaliza e acompanha também todo o ciclo do fornecimento, aquisição, distribuição, armazenamento e preparo da alimentação escolar".

Matéria relacionada

Nutricionista dá dicas para alimentação saudável no ambiente escolar


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site