Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Comitiva internacional vai conhecer ofício da fabricação das panelas de barro

Publicada em 18/05/2017, às 07h00

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader

Palestra de saúde sobre a campanha Outubro Rosa no Galpão das Paneleiras

Grupo de pessoas de países da América Latina e Caribe vão conhecer a cultura da panela de barro e a produção desse ícone capixaba (Ampliar imagem)

A comitiva internacional que está na capital para conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Prefeitura de Vitória vai dar uma pausa na programação para conhecer um dos locais ícones da cultura capixaba: o Galpão das Peneleiras. A visita vai ocorrer na tarde desta quinta-feira (18).

No Galpão das Paneleiras, que é um dos locais mais visitados por turistas e moradores na cidade, o grupo vai conhecer a fabricação artesanal das panelas de barro, que constitui um saber passado por gerações há mais de 400 anos.

A técnica utilizada é de origem indígena e caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino, extraído do mangue vermelho. Esse saber foi apropriado dos índios, por colonos e descendentes de escravos que vieram ocupar a margem do manguezal.

A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade capixaba. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

A comitiva é formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do governo brasileiro. O grupo veio conhecer as boas práticas de alimentação escolar e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países.

O grupo é formado por 26 pessoas vindas de 13 países da América Latina e do Caribe e que fazem parte da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic ressaltou que "Vitória é referência em termos de alimentação escolar".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site