Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Comitiva internacional chega a Vitória para conhecer alimentação escolar

Publicada em 16/05/2017, às 13h04 | Atualizada em 16/05/2017, às 15h10


Diego Alves

abertura da visita da comitiva da alimentação escolar

Abertura da visita de comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aconteceu no auditório da Prefeitura (Ampliar imagem)

Diego Alves

abertura da visita da comitiva da alimentação escolar

Prefeito Luciano Rezende disse que toda a equipe está muito honrada em receber a comitiva internacional (Ampliar imagem)

Um grupo de 26 pessoas vindas de 13 países da América Latina e do Caribe já está na capital para conhecer o Programa de Alimentação Escolar das unidades da rede municipal de ensino de Vitória.

A comitiva, que é formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do governo brasileiro, vai conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países. A abertura da visita aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no auditório do Palácio Municipal.

"Serão três dias honrosos recebendo autoridades de vários países e tendo Vitória como referência. Ficamos muito felizes em receber uma delegação estrangeira para conhecer um trabalho da nossa cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Boas-vindas

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também deu as boas-vindas ao grupo. "Acolho com alegria a missão especial de visita técnica. Os espaços escolares serão visitados com a finalidade de vivenciar o cotidiano educacional das escolas de Vitória, com destaque para as práticas escolares da alimentação escolar, compartilhando, inclusive, as dinâmicas e os projetos escolares que introduzem na formação dos estudantes hábitos como combate ao desperdício". 

Sucesso

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva.

Participam representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai. Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic ressaltou: "Vitória é referência em termos de alimentação escolar. Parabéns a todos que têm feito esse grande programa de alimentação escolar. Vamos aprender muito com vocês".

A coordenadora regional do projeto da Cooperação Brasil-FAO, Najla Veloso, completou: "Essas visitas técnicas representam a oportunidade única de ver, in loco, o que é possível ser feito. Muitas vezes, para alguns, pode parecer distante falar de uma alimentação escolar sustentável. Ver na prática como funciona significa a oportunidade de perceber que, com uma gestão comprometida, eficiente e organizada, nós podemos ter a alimentação escolar na estrutura que nós definimos".

Atividades em campo

Diego Alves

abertura da visita da comitiva da alimentação escolar

Secretária Adriana Sperandio disse que o grupo irá conhecer o cotidiano educacional das escolas de Vitória (Ampliar imagem)

André Sobral

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada nas escolas, cujos cardápios são modificados a cada mês (Ampliar imagem)

No primeiro dia do encontro (16), a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes a alimentação escolar, no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta quarta (17), a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária. 

No último dia da comitiva em Vitória (18), está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. Eles poderão entender como funciona todo o processo de aquisição dos produtos e ainda debater sobre as políticas públicas que incidem sobre o desenvolvimento rural sustentável.

Leia mais

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada

André Sobral

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

(Ampliar imagem)

André Sobral

Nutricionistas da SEME

(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 9-8889-6134

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site