Notícias

Comitiva internacional chega a Vitória para conhecer alimentação escolar

Publicada em 16/05/2017, às 13h04 | Atualizada em 16/05/2017, às 15h10

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
abertura da visita da comitiva da alimentação escolar
Abertura da visita de comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aconteceu no auditório da Prefeitura
Diego Alves
abertura da visita da comitiva da alimentação escolar
Prefeito Luciano Rezende disse que toda a equipe está muito honrada em receber a comitiva internacional

Um grupo de 26 pessoas vindas de 13 países da América Latina e do Caribe já está na capital para conhecer o Programa de Alimentação Escolar das unidades da rede municipal de ensino de Vitória.

A comitiva, que é formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do governo brasileiro, vai conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países. A abertura da visita aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no auditório do Palácio Municipal.

"Serão três dias honrosos recebendo autoridades de vários países e tendo Vitória como referência. Ficamos muito felizes em receber uma delegação estrangeira para conhecer um trabalho da nossa cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Boas-vindas

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também deu as boas-vindas ao grupo. "Acolho com alegria a missão especial de visita técnica. Os espaços escolares serão visitados com a finalidade de vivenciar o cotidiano educacional das escolas de Vitória, com destaque para as práticas escolares da alimentação escolar, compartilhando, inclusive, as dinâmicas e os projetos escolares que introduzem na formação dos estudantes hábitos como combate ao desperdício". 

Sucesso

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva.

Participam representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai. Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic ressaltou: "Vitória é referência em termos de alimentação escolar. Parabéns a todos que têm feito esse grande programa de alimentação escolar. Vamos aprender muito com vocês".

A coordenadora regional do projeto da Cooperação Brasil-FAO, Najla Veloso, completou: "Essas visitas técnicas representam a oportunidade única de ver, in loco, o que é possível ser feito. Muitas vezes, para alguns, pode parecer distante falar de uma alimentação escolar sustentável. Ver na prática como funciona significa a oportunidade de perceber que, com uma gestão comprometida, eficiente e organizada, nós podemos ter a alimentação escolar na estrutura que nós definimos".

Atividades em campo

Diego Alves
abertura da visita da comitiva da alimentação escolar
Secretária Adriana Sperandio disse que o grupo irá conhecer o cotidiano educacional das escolas de Vitória
André Sobral
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO
Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada nas escolas, cujos cardápios são modificados a cada mês

No primeiro dia do encontro (16), a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes a alimentação escolar, no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta quarta (17), a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária. 

No último dia da comitiva em Vitória (18), está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. Eles poderão entender como funciona todo o processo de aquisição dos produtos e ainda debater sobre as políticas públicas que incidem sobre o desenvolvimento rural sustentável.

Leia mais

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada

André Sobral
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO
André Sobral
Nutricionistas da SEME

Voltar ao topo da página