Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Comenda Maurício de Oliveira vai homenagear representantes da cultura local hoje

Publicada em 01/11/2018, às 17h12 | Atualizada em 14/11/2018, às 08h29

Por Melissa Künsch (mwkunsch@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida

Edson Papo Furado

Sambista Edson Papo Furado é um dos homenageados da comenda Maurício de Oliveira (Ampliar imagem)

Divulgação Semc

Fagundes, grafiteiro

Grafiteiro Fagundes assina vários painéis na cidade, como o Memorial Araceli

Personalidades do meio cultural capixaba serão homenageadas com a Comenda Maurício de Oliveira, importante título concedido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A cerimônia de entrega acontece nesta quarta-feira (14), na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

Os homenageados de 2018 são o grafiteiro Fagundes, o sambista Edson Papo Furado, o escritor Carlos Abelhão, a coreógrafa Mitzi Marzzutti, a atriz Suely Bispo e o artista de hip hop Edson Sagaz.

Instituída em 2010, por meio do decreto 14.817, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.

Homenageados

Fagundes

O grafiteiro Fagundes se dedica ao ofício desde 2004. Além disso, também se dedicou ao break, dança de rua ligada à cultura hip hop, pelo qual ganhou o prêmio nacional Hutuz, o “Oscar do Hip Hop”, em 2008. Ele é um dos artistas que assinam o maior painel de grafite do Estado, o Memorial Araceli, localizado no viaduto da praia de Camburi, além de assinar outros painéis pela cidade.

Atualmente, Fagundes está em tratamento contra o mal de Parkinson, mas está convicto que em breve voltará a fazer sua arte pelos muros da cidade.

Edson Papo Furado

Prestes a completar 80 anos (ele nasceu em 26 de março de 1939), Edson Papo Furado é uma figura lendária do samba capixaba. Natural de Serra Sede, ele começou desde cedo a se envolver com a cultura em rodas de congo do município. É um dos fundadores da tradicional escola de samba Unidos da Piedade, agremiação da qual é considerado o intérprete de honra.

Carlos Abelhão

Além de escritor, Carlos Abelhão é compositor, rapper e militante. Sempre ligado às causas sociais e ao ativismo, ele tem se dedicado ao desenvovimento da comunidade por meio de arte e cultura. No final de 2013, lançou seu livro de poesia marginal intitulado “Um Tudo do Meu Eu”.

Foto Divulgação

Carlos Abelhão

Além de escritor, Carlos Abelhão é compositor, rapper e militante (Ampliar imagem)

Imagem divulgação

Mitzi

Mitzi Marzzuti é um dos destaques da dança contemporânea no Estado

Mitzi Marzzuti

Diretora da cia. de dança Mitzi Marzzuti há 33 anos, é um dos destaques da dança contemporânea no Estado. É coreógrafa, professora de dança contemporânea, iluminadora e roteirista para espetáculos. Sua formação passa por estúdios e academias de Londres, Nova Iorque e cidades da Itália.

Suely Bispo

Suely Bispo é atriz e formada em História e mestre em Estudos Literários pela Ufes. Tem mais de 20 anos de carreira no teatro e, em 2016, chegou à TV como a personagem Doninha, na novela “Velho Chico”, na Globo. Ativista e escritora, ela é autora do livro “Resistência negra na Grande Vitória: dos quilombos ao movimento negro”, que terá em breve lançamento da sua segunda edição.

Edson Sagaz

Militante da cultura hip hop e dos movimentos sociais, Edson Sagaz é rapper, compositor, membro e fundador do grupo Suspeitos na Mira. Além disso, ele também é grafiteiro e faz intervenções ao vivo em mostras e festivais.

Leonardo Silveira

Suely Bispo

Atriz e escritora Suely Bispo tem mais de 20 anos de carreira no teatro (Ampliar imagem)

Divulgação Semc

Edson Sagaz

Edson Sagaz é rapper, compositor, membro e fundador do grupo Suspeitos na Mira


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site