Notícias

Começa nesta quarta-feira mutirão de limpeza da baía de Vitória

Publicada em 04/07/2017, às 18h23

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Josué de Oliveira


André Sobral
Limpeza da Baía de Vitória
No mutirão deste ano participarão 125 garis, que cobrirão toda a extensão da baía de Vitória

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos dá início ao primeiro mutirão de limpeza da baía de Vitória em 2017. A ação começa nesta quarta-feira (5) e vai até a próxima sexta-feira (7). O último mutirão foi realizado em julho de 2015 e foi coletado 33,3 toneladas de lixo de toda a orla do município, incluindo manguezais e canal de Camburi.

Irão atuar no mutirão cinco equipes composta de 25 pessoas e toda a orla do município foi mapeada para que os serviços sejam feitos nos horários de maré baixa.

"Na quarta-feira começaremos por volta das 6h00 quando a maré estará bem baixa e vamos poder trabalhar até as 12 horas. Já na quinta começaremos um pouco mais tarde e o serviço só poderá ser realizado até as 14 horas”, destacou a gerente de limpeza urbana da Semmam, Marina Foeger Romangha.

Equipes

No mutirão deste ano participarão 125 garis, que cobrirão toda a extensão da baía de Vitória: orlas de Jabour, Maria Ortiz, Andorinhas, Mangue Seco, Goiabeiras Velha, Praia do Canto, Grande Santo Antônio, Inhanguetá, Grande Vitória, Grande São Pedro, Resistência e Nova Palestina, além de toda a extensão da avenida Beira-Mar.

"O volume de material que é tirado vem diminuindo ano após ano, graças ao trabalho de conscientização que as equipes de Fiscalização e Educação Ambiental vem desempenhando. Vamos aguardar os resultados finais desta etapa do mutirão, para traçarmos novas metas de atuação nos serviços de abordagem educacional em pontos que forem apontados como críticos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Educação Ambiental

No bairro Resistência, 60 alunos do sétimo e oitavo ano da EMEF Rita de Cássia, que estão há três meses desenvolvendo o Projeto Mangueando na Educação, com a supervisão da Gerencia de Educação Ambiental da Semmam, tem como tema do processo educativo a preservação do manguezal local e uma das atividades deste processo é a participação neste mutirão de limpeza.

Tábua de marés

Os horários de trabalho das equipes foi definida de acordo com as tábuas das marés. Os dias e horários escolhidos para a realização da limpeza é sempre aquele cujo nível do mar mais se aproxima do marco zero, ou seja, quando a maré é mais baixa.

Descarte

Baseada na experiência de anos anteriores, muitos resíduos que são recolhidos ao longo de toda a baía de Vitória poderiam ser descartados de maneira correta. Os moradores contam com os serviços das Estações Bota-Fora , locais apropriados para o descarte de entulhos, além do Papa-Móveis, serviço gratuito que por meio do Fala Vitória 156, pode ser pedido o recolhimento de móveis e eletrodomésticos que a população deseja descartar.

“Este trabalho é importante pois é retirado resíduos, principalmente plástico, que jogados indevidamente dentro dos mangues e praias, impactam fortemente a fauna e a flora marinha, além de empobrecer a paisagem”, destacou Paulo Rodrigues, coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas da Semmam.


Voltar ao topo da página