Notícias

Comdema quer discutir modelo de PPP para saneamento em Vitória

Publicada em 06/08/2018, às 16h46

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Deyvison Longui


Divulgação Semmam
reunião do comdema que discutiu ppp para o saneamento em vitória
A reunião do Comdema discutiu modelo de parceria público-privada na área de saneamento para a capital.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou, nesta segunda-feira (06), a 411ª reunião. Um dos pontos que entrou em discussão foi uma proposta do representante das entidades ambientalistas, que solicitou a participação de membros do Comdema da Serra nas próximas reuniões da capital, visando discutir com os conselheiros de Vitória uma Parceria Pública Privada (PPP), que está em curso naquele município.

Segundo o conselheiro Gilson Mesquita, que é membro da Associação Capixaba do Meio Ambiente (Acapema) e ocupa uma vaga de conselheiro como representante das entidades ambientalistas, a intenção é “discutir a importância de uma PPP e o que isso representará no futuro para a balneabilidade das águas das praias de Vitória”.

Presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, que também é presidente do conselho, a proposta teve boa aceitação e deverá entrar em pauta em uma das próximas reuniões do Comdema.

“Estamos desde 2015 construindo as condições políticas e administrativas para resolvermos o problema de esgoto em nossas águas. O Termo de Compromisso Ambiental de Camburi, que assinamos com a Vale e o Ministério Público Estadual e Federal e com a Cesan, resolverá o problema do Córrego Camburi que deságua na parte Norte da praia do mesmo nome”, destacou.

Segundo Luiz Emanuel, “estamos próximos de assinar um contrato com a Cesan, que possibilitará ao município ter, de fato, 100% de esgoto coletado e tratado. Todo o resto é uma ação de saneamento metropolitano, que cabe aos capixabas cobrarem solução também para os municípios de Vila Velha e Cariacica”, destacou.


Voltar ao topo da página