Notícias

Combate a mosquitos: fumacê tem novo itinerário para o fim de semana

Publicada em 23/03/2018, às 15h23 | Atualizada em 23/03/2018, às 15h51

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Fumacê
Fumacê utiliza a técnica FOG (grande névoa branca) para eliminar os mosquitos comuns

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) organizou um novo itinerário para o carro fumacê neste final de semana. O objetivo é intensificar os trabalhos para eliminar os mosquitos comuns. 

Nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, o veículo vai percorrer as ruas de Santa Martha, Andorinhas e Itararé. Já no fim de semana, o fumacê estará nos bairros Conquista, Grande Vitória, Universitário, Inhanguetá, Mata da Praia.

Já a partir de segunda (26), será a vez de Comdusa, São Pedro, Ilha das Caieiras, São José, Santos Reis, Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. Veja o roteiro

Incidência

O diretor do CVSA, Rogério Almeida, explicou que o aumento da temperatura e as chuvas desta época do ano aumentam a incidência de mosquitos comuns.

"Esses insetos se reproduzem em várzeas ou poças de água sujeitas à interferência de marés, incluindo a borda dos manguezais. A região continental de Vitória e suas proximidades são especialmente afetadas por possuírem essas características. Esses mosquitos emergem em grande número devido ao sincronismo de eclosão de seus ovos que já haviam sido colocados no meio ambiente".

Diferenças

Diferente do Aedes aegypti, os mosquitos comuns (Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis) não transmitem os vírus da dengue, zika e chikungunya. Outra diferença é que enquanto o Aedes aegypti costuma ficar escondido dentro de casa, os mosquitos comuns se encontram em qualquer ambiente, apresentando um comportamento mais agressivo e insistente pelo seu alvo, atacando muitas vezes em bandos.

Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito. No controle do mosquito comum, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca. Já no controle do Aedes aegypti, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em óleo vegetal, o que resulta em pouca fumaça.

Matéria relacionada

Alunos de Cmei vão às ruas de Jardim Camburi alertar moradores contra a dengue


Voltar ao topo da página