Notícias

Cmei Georgina Faria promove sustentabilidade e cidadania no ambiente escolar

Publicada em 01/02/2018, às 17h59

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Cmei Georgina Trindade
Cmei Georgina da Trindade Faria utiliza água de reúso para lavagem de áreas comuns da unidade
Divulgação Seme
Cmei Georgina Trindade
Na escola, é feita a coleta de água dos condicionadores de ar para reutilização na limpeza e jardins

Conscientizar o indivíduo, desde a infância, sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental é um dos compromissos da rede municipal de ensino. Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) promovem uma série de ações que envolvem desde alunos e profissionais até familiares e comunidade.

O Cmei Georgina da Trindade Faria, localizado na Grande São Pedro, é um deles. A partir de projetos institucionais, a unidade já realizou uma série de investimentos e esforços sustentáveis voltados para a eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos e qualidade ambiental.

"São muitos os benefícios, que percorrem valores econômicos, sociais e ambientais. Entre os ganhos econômicos, temos a diminuição dos custos operacionais, a valorização da escola e sua modernização. Como benefícios ambientais, o uso racional e a redução da extração dos recursos naturais, a redução e o consumo eficiente de água e energia e o uso de materiais recicláveis, entre outros", pontuou a diretora da unidade, Clarisse Oliveira.

Reúso de água

Na escola, é feita a coleta de água dos condicionadores de ar para reutilização na limpeza e jardins; controle de fechamento automático das salas que possuem condicionadores de ar, reduzindo a sobrecarga do eletrodoméstico e, assim, o alto consumo de energia elétrica; controle de cópias e materiais de consumo diário; PABX para controle de ligações, reduzindo gastos com telefonia; e incentivo à coleta seletiva e à reutilização de materiais em produções pedagógicas, entre outros.

"Nosso Cmei é amigo da natureza. Acreditamos que preservar os recursos naturais e contribuir com o uso consciente é garantia de um futuro mais feliz para todos nós. E isso é reflexo de uma gestão compartilhada, democrática e ética", afirmou a diretora Clarisse.

Para este início de ano letivo, novas ações também estão sendo adotadas, como coletor de pilhas e baterias usadas para serem direcionadas a locais próprios de descarte e a biblioteca “Leva e Traz”, onde alunos e comunidade terão acesso a diversos livros.

Divulgação Seme
Cmei Georgina Trindade
Escola promove o incentivo à coleta seletiva entre profissionais e alunos
Divulgação Seme
Cmei Georgina Trindade
Cmei usa PABX para controle de ligações, reduzindo gastos com telefonia

Voltar ao topo da página