Notícias

Cmei de Jesus de Nazareth ganha galeria de arte

Publicada em 29/05/2017, às 07h00

Por Daniella Sanz Ramos, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Seme


André Sobral
Galeria de Artes no CMEI Lídia Rocha
Cmei Lídia Rocha Feitosa criou uma galera de arte, na qual os alunos poderão expor os seus trabalhos
André Sobral
Galeria de Artes no CMEI Lídia Rocha
Espaço pretende incentivar a formação artística das crianças, desenvolvendo suas habilidades e expressividades

Galeria de arte é lugar para criança? Para o corpo docente do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa, em Jesus de Nazareth, galeria de arte não só é lugar para criança como também é lugar de exposição das obras de artes delas. Pensando na necessidade de valorizar a produção artística dos pequenos, a unidade criou seu próprio espaço.

A proposta é fazer um espaço de exposição permanente dentro da escola que pensa nos trabalhos realizados pelas crianças. Expor as obras dos alunos em sistema de rodízio e de maneira permanente, permitindo que os pequenos estudantes valorizem e se empenhem em suas produções durante todo o ano.

De acordo com a pedagoga Marcela Abdalla, o espaço pretende incentivar a formação artística das crianças, desenvolvendo suas habilidades e expressividades, mas também realizar a formação do apreciador de arte, que deverá se relacionar por toda a vida das crianças em espaços dedicados a essa finalidade, como os museus e espaços culturais.

Tarsila do Amaral

As primeiras obras expostas na galeria são de alunos de todos os grupos. E são sobre bichos e cores, com a inspiração das obras de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Os trabalhos devem ficar expostos até o início de junho.

A professora de Artes do Cmei, Mara Perpétua, disse que a ideia surgiu quando ela levou as crianças à Galeria de Obras Homero Massena, na Cidade Alta. Ela percebeu o encantamento dos alunos frente às obras e, então, resolveu propor à direção e ao corpo pedagógico da escola que adequassem um espaço para a criação da galeria.

"Todos se envolveram nesse processo. A diretora Zilda Rodrigues e a pedagoga Marcela prontamente abraçaram a ideia. Assim surgiu nossa galeria de arte. A ideia é fazer com que ela seja como uma galeria convencional, com datas de exposições, visitação da comunidade e todos os nossos alunos expondo suas atividades", explicou.

A galeria de arte da creche também será um ponto de apoio ao projeto institucional iniciado neste ano letivo - "Grandes Talentos, Grandes Artistas", que vai abordar todas as formas de arte dos grandes artistas mundiais.

A galeria do Cmei Lídia Rocha Feitosa, recém-inaugurada, ainda não tem nome. E são as crianças que vão escolher, por meio de um concurso que acontecerá nas próximas semanas.


Voltar ao topo da página