Notícias

Circuito Cultural participa de evento em comemoração ao mês do folclore

Publicada em 05/08/2019, às 17h00 | Atualizada em 06/08/2019, às 17h31

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Banda de congo Amores da Lua
Banda de Congo Amores de Lua fez apresentação no Festival Cultural Capixaba (ampliar)

A Banda de Congo Amores da Lua e a exposição "Ícones da Cultura Capixaba" abriram o Festival Cultural Capixaba, no Shopping Boulevard, em Vila Velha. A programação, que acontece até o mês de setembro, faz parte da comemoração do "Mês do Folclore".

A banda, do bairro Santa Martha, apresentou o tradicional ritmo, um dos símbolos da cultura capixaba, com um cortejo pelos corredores do espaço.

"Abrir esse evento foi importante pois mostramos parte de nossa cultura. Muita gente que estava no shopping parou para nos assistir, filmar e fotografar. Isso é bem legal", afirmou o mestre da banda, Ricardo Salles.

Exposição

A exposição "Ícones da Cultura Capixaba" apresentou o trabalho que é resultado das oficinas homônimas realizadas pelo Circuito Cultural.

O objetivo é incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de pensar na sustentabilidade.

Entre os produtos que foram expostos, estão peças que representam a identidade da cultura capixaba, como o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

"A participação do Circuito Cultural no Festival Cultural Capixaba mostra claramente a política pública de promoção, acesso e fortalecimento dos bens culturais do projeto. Esse intercâmbio mostra a legitimidade e o envolvimento de todos na construção do projeto, além de ser uma vitrine e uma referência de política pública de cultura", disse Lena Cogo, gerente do Circuito Cultural.

Programação

Na terça (6) e na quinta (8), a partir das 17 horas, acontece a oficina dos Ícones da Cultura. No sábado (10), às 17 horas, terá apresentação do Núcleo de Capoeira do Circuito Cultural.

Na terça (13) e na quinta (15), acontece a oficina de produção de berimbau e caxixi, também organizada pelo Núcleo de Capoeira.

No sábado (17), a partir das 17 horas, é a vez da apresentação do Núcleo de Danças Urbanas. Também acontece a exposição fotográfica "Eu? Pretx!", além de desfile e intervenção artística.

Na terça (20) e na quinta (22), a partir das 17 horas, acontece a oficina de tranças e turbantes, com as oficineiras Jupiara Silva e Paula. A proposta é ensinar técnicas de tranças e turbantes, penteados ancestrais que ganharam notoriedade nos últimos anos.

No sábado (24), a partir das 17 horas, acontece a apresentação da banda de congo Panela de Barro. Na terça (27) e na quinta (29), haverá oficina e exposição de panelas de barro. Encerrando a programação, no dia 1º de setembro, haverá bandas de congo Mestre Honório e Raízes da Barra e contação de histórias.

Inscrições

As oficinas têm vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e acontecem na loja da Central de Atendimento ao Turista (CAT), no 2º andar do shopping. Todo evento é gratuito.


Voltar ao topo da página