Notícias

Circuito Afro celebra empoderamento negro e aniversário do Mucane

Publicada em 15/05/2017, às 17h01

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Leonardo Vais


Ingrid Rocha
Afro Centrão
Lavagem das escadarias foi um dos momentos mais marcantes do Afro Centrão
Ingrid Rocha
Afro Centrão
Na escadaria e igreja do Rosário, houve um mergulho na história da Irmandade de São Benedito

A região central da capital recebeu, no último sábado (13), o primeiro Afro Centrão: Circuito Afro do Centro Histórico de Vitória, evento que propôs a ressignificação da data, que historicamente desconsidera a vivência da população negra do Brasil, além de celebrar os 24 anos do Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane).

"Quero parabenizar não apenas o Mucane, mas todas as pessoas que ocupam e usam esse espaço democrático e o tornam cada vez mais vivo", afirmou o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, durante o evento.

O trajeto contemplou espaços - entre a rua Barão de Monjardim e a região do Parque Moscoso - que atuam em defesa das questões étnico-raciais, através de diversas linguagens. Além disso, teve a proposta de dar visibilidade e protagonismo à luta da comunidade negra e sensibilizar a respeito da temática étnico-racial.

O evento começou no Mucane, com a apresentação do músico e instrutor do museu Léo de Paula, acompanhado de alunos da oficina de percussão. Na sequência, a socióloga e mestre em História Munah Malek Felicio apresentou um panorama da historiografia oficial do Dia da Abolição da Escravatura e como o negro é invisibilizado na construção da história do Brasil.

Ingrid Rocha
Afro Centrão
Tambores de congo deram o tom da lavagem das escadarias
Divulgação Semc
Afro Centrão
Alunos da oficina de percussão do Mucane fizeram apresentação cultural

Trajeto

O grupo saiu do Mucane na companhia do monitor Estevão Meireles, do projeto Visitar, que apresentou cada um dos espaços: Instituto das Pretas, Ponto Black, Raiz Forte, Espaço Hip Hop e Casa da Barão.

No Núcleo Afro Odomodê, aconteceu o sarau "EmpreteSENDO", que contou com a participação dos poetas Jackson Ferreira, Jaiara Dias, Janio Silva e Juplin Jones, além da intervenção de participantes que acompanhavam o trajeto.

Na escadaria e igreja do Rosário, um dos mais belos momentos do trajeto, houve um mergulho na história da Irmandade de São Benedito, através dos tambores de congo, da música e da poesia, para finalizar com a lavagem das escadarias.

Reverenciando a tradição e os 24 anos do Mucane, a Velha Guarda do Samba Capixaba apresentou o show "O Samba Pede Passagem", com clássicos da música produzida no Estado e em todo Brasil.

Mucane

O Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra e à comunidade em geral. No local, acontecem cursos e oficinas de formação artística, além de espaços para o debate e exposições voltadas para a história e identidade negra.

Divulgação Semc
Afro Centrão
Thais Souto Amorim e secretário Francisco Grijó destacaram a importância do Mucane para a sociedade e valorização do negro
Ingrid Rocha
Afro Centrão
No Núcleo Afro Odomodê, aconteceu o sarau "EmpreteSENDO"

Voltar ao topo da página