Notícias

Cinco carros são recuperados com ajuda do Cerco de Segurança da PMV no feriadão

Publicada em 05/11/2018, às 16h18 | Atualizada em 05/11/2018, às 16h20

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Barreiras com câmeras estão instaladas em várias regiões da cidade

Duzentos dias após entrar em funcionamento, o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória continua trazendo bons resultados para a segurança pública. Entre a última sexta-feira (2) e a noite deste domingo (4), quatro veículos com restrição de furto e roubo foram recuperados, chegando a 73 carros encontrados com a ajuda do sistema. Além deles, um automóvel com características alteradas e armas de fogo foi interceptado.

Sexta-feira (2)

O sistema foi acionado assim que uma moto passou pela barreira instalada no bairro Grande Vitória (sentido São Pedro). O alarme soou na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), e as informações foram repassadas para abordagem pelas equipes da Polícia Militar. A moto foi abandonada pelos ocupantes.

Sábado (3)

Os agentes da Polícia Militar recuperaram uma Mitsubishi Outlander após o alarme do Cerco Inteligente soar quando o veículo passou pela barreira instalada na Segunda Ponte. A abordagem aconteceu na avenida Carlos Lindemberg, em Vila Velha.

Outra moto também foi recuperada assim que passou pela barreira da Ponte de Passagem. A abordagem foi realizada no município da Serra pela PM.

Domingo (4)

Uma Volkswagen Saveiro passou pela barreira do Cerco Inteligente de Segurança na Ponte Florentino Avidos. As informações foram repassadas para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). O veículo foi recuperado pela Polícia Militar e dois suspeitos foram detidos.

Na segunda ocorrência do dia, um Chevrolet Classic branco passou pela barreira instalada na avenida Norte Sul. O veículo não tem restrição de furto e roubo, mas o mesmo estava registrado na cor preta, ou seja, teve as características alteradas. O caso foi comunicado ao Ciodes, que acionou a PM. Os policiais fizeram a abordagem na avenida Saturnino de Brito. No interior do veículo, havia um casal com um revólver calibre 38 com seis munições e um simulacro de pistola.

DPJ

Em todos os casos, a Polícia Militar efetuou a abordagem e encaminhou os suspeitos e os veículos para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Impacto positivo

"O Cerco Inteligente de Segurança é um sistema que está prestando um serviço de excelência que traz segurança não só para a cidade, mas para os capixabas. Ele está causando um impacto positivo nos índices de furto e roubo na capital", aponta o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Câmeras leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página