Notícias

Cidade do Bem: debate sobre pessoas em situação de rua em Jardim da Penha

Publicada em 15/01/2018, às 17h00 | Atualizada em 15/01/2018, às 17h00

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Abordagem de rua Romão
Serviço de Abordagem Social monitora diariamente as ruas de Vitória para assistir pessoas em situação de rua

Moradores e lideranças comunitárias de Jardim da Penha vão participar, nesta terça-feira (16), do encontro Mobilização Cidade do Bem: "Integração entre a rede municipal e a sociedade civil para executar ações voltadas para pessoas em situação de rua". A reunião, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acontece às 19h30, no Clube 106.

Segundo a titular da Semas, Iohana Kroheling, o objetivo é reunir moradores, igrejas, comerciantes e lideranças comunitárias para conversar sobre as ações realizadas - muitas voltadas para a distribuição de alimentos, agasalhos e roupas - e apresentar os serviços oferecidos pelo município e como acessá-los.

"Queremos conhecer o trabalho que eles realizam e apresentar a rede de atendimento à população de rua mantida pelo município. Desses encontros, podem sair propostas de atuação conjunta", explicou Iohana.

Rede de serviços

A Prefeitura de Vitória atua por meio de uma rede de serviços para assistir pessoas que estão em situação de rua, chamada Escola da Vida. A rede tem por finalidade promover a reinserção familiar e social e a recuperação da autonomia dessas pessoas. O trabalho é rotineiro e realizado de forma articulada, oferecendo acolhimento, tratamento de saúde, atendimento psicossocial, além de atividades socioeducativas e de capacitação.

Serviço de Abordagem Social (Seas)
O Seas monitora diariamente as ruas de Vitória, identificando e abordando adultos, crianças e adolescentes em situação de rua. Ele encaminha essas pessoas para os espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social da Prefeitura, onde recebem atendimento psicossocial e alimentação e participam de palestras socioeducativas e oficinas. O serviço pode ser acionado pelo Fala Vitória 156 e funciona de domingo a sábado, incluindo feriados.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop)
Pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de atividades socioeducativas. Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste. Telefone: (27) 3132-7053.

Hospedagem para Adultos em Situação de Rua
É um espaço de acolhida noturna, onde a população adulta em situação de rua recebe alimentação, higiene, atendimento psicossocial e abrigo provisório, de maneira adequada e digna. Os encaminhamentos para o espaço são feitos por meio do Centro-Pop. Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17 às 7 horas.

Abrigo para Pessoas em Situação de Rua
Os usuários recebem atendimento psicossocial, participam de oficinas de alfabetização e artísticas e de palestras educativas e são encaminhados para emissão de documentos e tratamentos de saúde. O espaço tem capacidade para atender 40 pessoas. Encaminhamentos pelo Seas ou Centro-Pop.

Casa Lar para Pessoas em Situação de Rua com Transtorno Mental
Espaço de acolhida para pessoas em situação de rua com transtorno mental e poucas possibilidades de reinserção familiar e social. Funciona em regime de residência, com atenção integral aos usuários, incluindo alimentação, higiene, atividades socioeducativas, medicação e encaminhamento para a rede de serviços. Vitória possui duas unidades, com capacidade de acolher 15 pessoas cada. O encaminhamento é feito pelo Serviço de Abordagem Social, pelo Centro-Pop ou pelo Abrigo.

Casa Lar I - Jucutuquara
Casa Lar II - Jardim Camburi

Albergue para Migrantes
Oferece atendimento social a pessoas a partir de 18 anos de idade e que estejam de passagem por Vitória. O migrante fica no espaço até que seja possibilitada sua inserção no mercado de trabalho ou a viabilização de passagem para seu retorno ao local de origem. Tem capacidade para acolher até 40 migrantes. Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhadas dos responsáveis. Funciona na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste, 24 horas por dia.

Consultório na Rua
Realiza atendimento específico com os cuidados básicos de saúde para pessoas em situação de rua, muitas delas usuárias de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes, formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem. O trabalho é voltado para a criação de vínculos de confiança com essas pessoas e persistência na oferta dos serviços até o início de um tratamento efetivo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.

Escola da Vida
Espaço onde os moradores de rua que já aceitaram alguns serviços da rede de proteção social desenvolvem diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança e de outras atividades, como rodas de conversas, exposições, cursos. A Escola da Vida funciona na rodovia Serafim Derenzi, 4452, no bairro São José.


Voltar ao topo da página