Notícias

Cidadania Fundamental: projeto leva atividades de Direitos Humanos para alunos

Publicada em 24/10/2014, às 17h21 | Atualizada em 24/10/2014, às 17h58

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Mayara Rangel


Divulgação Semcid
Cidadania Fundamental
Alunos participaram de palestra sobre Direitos Humanos no projeto Cidadania Fundamental
Divulgação Semcid
Cidadania Fundamental
Estudantes tiveram a oportunidade de retirar a documentação básica na Casa do Cidadão

Alunos da 8ª série/9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Tancredo de Almeida Neves e Maria José Costa Moraes, localizadas em São Pedro, participaram nesta sexta-feira (27), na Casa do Cidadão, em Itararé, do projeto Cidadania Fundamental. Por meio de palestras, oficinas e teatro, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre Direitos Humanos e aproveitaram para solicitar a documentação civil básica.

A estudante da Emef Maria José Costa Moraes Amanda Pereira, de 14 anos, aprovou o projeto. Segundo ela, as oficinas a levaram a refletir sobre situações de seu dia a dia. "Gostei de tudo, em especial do teatro sobre o tema 'Uso de drogas'. Convivo com um parente dependente químico que passa por essa situação semelhante à do personagem", lembrou.

A aluna Rannah Santana, 14, da Emef Tancredo de Almeida Neves, destacou a importância do projeto. "Questões como preconceito racial, homofobia, violência doméstica e uso de drogas estão no dia a dia de muitas pessoas. Acho importante esses assuntos serem abordados, pois transmitem informações que nos ajudam a lidar com essas situações. Além disso, facilita bastante para nós, estudantes, que precisamos tirar a documentação", disse.

Segundo Théo Simon, que é um dos atores que atuam no projeto, as temáticas em Direitos Humanos visam estimular o exercício da cidadania. "Por meio da técnica do teatro oprimido, ficção e realidade se juntam para obter a atenção dos estudantes, levando informações e reflexão ao público sobre o assunto", destacou Simon.

Projeto

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas da rede municipal levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de oficinas de educação em direitos humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Com relação à documentação civil básica, são emitidos documentos de identidade e CPF, independente da idade do estudante, e carteira de trabalho para maiores de 14 anos. As atividades são realizadas às sextas-feiras, das 8 às 17 horas.


Voltar ao topo da página