Notícias

Chuvas: PMV mantém monitoramento e dá assistência a famílias prejudicadas

Publicada em 12/11/2018, às 17h58 | Atualizada em 12/11/2018, às 18h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Josué de Oliveira, Marcus Monteiro e Melissa Kunsch


Foto Divulgação
famílias de Santa Teresa são transferidas para abrigo municipal por causa das chuvas
Equipe da PMV fez a mudança das pessoas de Santa Tereza que foram comprometidas pelas chuvas
Flávio Almeida
Instalação de lona no talude da Ilha Príncipe
Instalação de lonas é uma das medidas adotadas pela PMV para evitar deslizamentos de terra

Desde a última quinta-feira (8), a Defesa Civil de Vitória atendeu 26 ocorrências em áreas de risco da capital. No entanto, não foram registradas novas ocorrências desde o último sábado (10). Por enquanto, o órgão mantém o alerta de monitoramento nas áreas de risco até que as chuvas cessem.

"Só vamos retirar o alerta quando completarmos quatro dias inteiros com volume de chuva abaixo de 70 milímetros. Por enquanto, o solo ainda se encontra encharcado e há risco de deslizamentos de terra", explicou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

Em caso de qualquer ameaça de deslizamento ou rolamento de blocos, a orientação é entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas da Defesa Civil de Vitória: 98818-4432.

Abrigos

Assim que o alerta for retirado, as 31 pessoas que estão desalojadas poderão voltar para as suas casas. Até o momento, são 12 pessoas desabrigadas. A Prefeitura de Vitória disponibiliza dois abrigos para a população que teve que deixar suas casas localizadas em áreas de risco: um em Andorinhas e outro em São Cristóvão.

Quem quiser fazer algum tipo de doação deve procurar o próprio abrigo. Como as famílias já estão recebendo cestas básicas, cobertor, material de limpeza e higiene pessoal, a orientação é que as doações sejam concentradas em roupas e brinquedos. Além disso, elas estão recebendo acolhimento e acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Endereço dos abrigos da PMV
Andorinhas
Rua Léia, 34. Ao lado do CMEI Maria Nazareth Menegueli
São Cristóvão
Rua Manoel Marques, 475

Santa Tereza

Engenheiros da Prefeitura de Vitória estiveram, durante toda a tarde desta segunda-feira (12), avaliando os eventuais danos à residência parcialmente atingida pelo rolamento de uma pedra no bairro Santa Tereza, na rua Dalmácio Sodré. A equipe também é responsável pela avaliação da estabilidade do terreno no entorno e por definir o tipo de obra de contenção a ser realizada, bem como sua extensão.

Lonas

A Prefeitura de Vitória também mantém o trabalho de instalação de lonas para ajudar na impermeabilização do solo, a fim de evitar novos deslizamentos de terra.


Voltar ao topo da página