Notícias

Chuvas: Defesa Civil de Vitória alerta para risco de deslizamentos

Publicada em 15/05/2018, às 12h56 | Atualizada em 15/05/2018, às 15h38

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Defesa Civil
Defesa Civil de Vitória alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco da capital

A Defesa Civil de Vitória alerta para o risco de deslizamento em encostas e áreas de risco da capital. O aviso para 25 áreas da cidade acontece por conta do intenso volume de chuva nas últimas 24 horas, que foi de 105 milímetros. O total previsto para o mês de maio era de 78 milímetros.

Por causa do volume acumulado, o solo nessas regiões se encontra encharcado e saturado, aumentando a possibilidade de movimentação de terra. Na capital, não foram registradas ocorrências nesta terça-feira (15). As áreas mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) podem ser encontradas no aplicativo Vitória Online, que emite o alerta aos munícipes sobre a situação geológica dessas localidades.

A Defesa Civil de Vitória aconselha aos moradores de áreas de encosta que fiquem atentos a qualquer movimentação do solo e de rolamento de blocos. Nesses casos, a recomendação do órgão é sair do imóvel e entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.

Escoamento

Devido à intensidade das chuvas em um curto espaço de tempo, foram identificados alguns pontos de alagamento nos bairros Praia do Canto, Bento Ferreira, Jardim Camburi e Andorinhas, que foram rapidamente solucionados pelos trabalhos manutenção e limpeza e escoamento da rede de drenagem. 

Um dos motivos da formação desses pontos de alagamento é o acúmulo de lixo jogado fora de hora e em qualquer lugar pela própria população, entupindo os bueiros e impedindo a entrada da água na rede de drenagem.

A Central de Serviços informa, ainda, que as estações de bombeamento de Vitória operam 24 horas por dia e são acionadas automaticamente para escoar a água para o mar. As estações de bombeamento estão em pleno funcionamento: Estação de Bombeamento Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira/Santa Lúcia, em Bento Ferreira; e Estação Viaduto da Ufes, em Jardim da Penha.

Matéria relacionada

Chuvas: PMV reforça trabalhos de desobstrução de rede e limpeza de bueiros


Voltar ao topo da página