Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Cerco Inteligente: empresas reduzem valor dos seguros dos carros em Vitória

Publicada em 06/08/2019, às 17h42 | Atualizada em 06/08/2019, às 17h47

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Cerco Eletrônico Câmeras Ponte de Camburi

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajudou a reduzir em quase 60% as ocorrências de furtos e roubos de veículos (Ampliar imagem)

Com a queda de quase 60% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos na capital desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, sete seguradoras já se comprometeram a reduzir o valor dos seguros de carros.

São elas:

  • Tokio Marine
  • Usebens
  • Liberty Seguros
  • Indiana Seguros
  • Sura Seguros
  • Zurich Seguros
  • Alfa Seguros.

Com a queda dos índices, o Procon Vitória, cumprindo a lei, havia notificado as seguradoras de veículos para que reduzissem os preços dos seguros. Duas delas, inclusive, foram multadas em R$ 50 mil por não discutirem a redução dos valores. Após esse procedimento, sete já sinalizaram positivamente.

"Um dos itens que compõem o preço dos seguros é o risco do veículo ser roubado. Como em Vitória esse risco caiu pela metade, nada mais justo do que haja uma diminuição do valor dos seguros. Quero agradecer às seguradoras que já estão cooperando e clamar a todas para que acompanhem esse processo, que é de interesse público, justiça e transparência", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Ele completou: "O Cerco Inteligente está revolucionando a segurança em Vitória. Com ajuda do sistema, a cidade reduziu mais da metade os índices de furto e roubo de veículos em um ano. Com a queda dos índices, o Procon Vitória, cumprindo a lei, em 2018, notificou as seguradoras de veículos para que reduzam seus preços de seguros", afirmou o prefeito. 

"A função do Procon é sempre estar ao lado dos consumidores na garantia de seus direitos e, nesse caso, temos a convicção de que a instalação do Cerco Inteligente impactou positivamente e de forma muito significativa os indicadores de segurança pública de Vitória, já que tivemos uma redução de mais de 60% de roubos e furtos de veículos, o que, a nosso sentir, deve obrigatoriamente ser refletido na diminuição do valor dos seguros ao consumidor", defendeu o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Parceria

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, destacou que a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, realizada em abril de 2018 pela Prefeitura de Vitória, foi um dos fatores que levaram a essa redução, mas também enfatizou a importância do trabalho preventivo da Guarda Municipal e das demais forças de segurança.

"É importante destacar que essa redução é fruto de uma parceria da Guarda Municipal de Vitória com a Polícia Militar e a Polícia Civil", disse o secretário.

Balanço

Já são 174 veículos furtados ou roubados que foram recuperados com informações do sistema da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu). O número de pessoas detidas por furto ou roubo de veículos chega a 212.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site