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Cerco Inteligente de Segurança da PMV recupera mais dois carros

Publicada em 09/06/2018, às 11h34 | Atualizada em 09/06/2018, às 11h34

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira

Com colaboração de Marcus Monteiro


Divulgação / Guarda Municipal

cerco inteligente

Já foram recuperados 19 veículos desde a implementação do Cerco Inteligente de Segurança da PMV

Divulgação / Guarda Municipal

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O veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais dois veículos na madrugada deste sábado (9), aumentando para 19 veículos recuperados – 14 automóveis e cinco motos - desde o início da operação do sistema.

Após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, que teve início no dia 20 de abril o número de ocorrências de roubos e furtos de veículos na capital apresentou redução de 24,3% nos primeiros meses de 2018, somando 517 registros, contra 683 no mesmo período do ano passado.

Nesta madrugada os agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informaram a ocorrência de veículos com restrição e o acompanharam pelas câmeras de videomonitoramento. 

Os suspeitos foram abordados por agentes da Guarda Municipal nas proximidades do Tancredão. O veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

O segundo veículo recuperado havia sido roubado minutos antes no Centro de Vitória. O sistema o localizou e o veículos foi recuperado no bairro Resistência.

Como funciona

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo sistema. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Os operadores da central repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Ciodes, que solicitará a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

Clonagem

O programa também emite alertas automáticos quando reconhecer incongruências espaço-temporais, como registros de uma mesma placa aparecendo em pontos distantes, em um curto espaço de tempo, ou uma mesma placa sendo visualizada ao mesmo tempo em locais diferentes.

Nos dois casos, há indício de clonagem do veículo e o sistema indica às forças de segurança a localização estimada do veículo clone para abordagem. A inteligência artificial pode reconhecer ainda diferenças grosseiras, como motos utilizando placas de carros e até mesmo veículos do mesmo modelo, mas com cores diferentes da indicada pelo sistema nacional.

Integração

O cerco eletrônico será interligado ao Ciodes, ampliando a integração da Guarda com as forças de segurança estaduais, e também às delegacias especializadas que tiverem interesse em utilizar a ferramenta.

Faixas exclusivas para ônibus

Além dos pontos de barreira, as faixas exclusivas para ônibus também receberão o sistema e indicarão possíveis veículos suspeitos que trafegarem pela faixa.

Dados de trânsito

A enorme quantidade de informações registradas pelo equipamento também pode subsidiar o município em ações de intervenções viárias e análise comportamental do fluxo de veículos, como origem e destino dos deslocamentos dentro da cidade, e permitir a contagem dos carros por horários e pelos setores da cidade.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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