Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV recupera 22º carro roubado

Publicada em 11/06/2018, às 12h46 | Atualizada em 11/06/2018, às 12h46

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Sistema permite a leitura das placas de todos os carros que passam pelas barreiras do Cerco de Segurança

Na noite deste domingo (10), a Guarda Civil Municipal de Vitória e a Polícia Militar recuperaram mais um veículo - um Fusion - com restrição de furto ou roubo. Foi o 22º veículo recuperado com o auxílio do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, que está em operação há 53 dias.

Sua recuperação aconteceu no mesmo dia, em Resistência. Os criminosos - a suspeita é de quem eram cinco indivíduos - abandonaram o veículo e fugiram pelas ruas do bairro. Ao todo, apenas neste último final de semana, foram cinco carros recuperados. 

Integração

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, acredita que a integração dos trabalhos da Prefeitura de Vitória, através da Guarda e do Cerco Inteligente de Segurança, com a Polícia Militar é fundamental na construção de uma cidade mais segura.

"O trabalho integrado de todos resultou na recuperação do veículo roubado. Esses resultados transformam Vitória, a cada dia, numa cidade ainda mais segura", afirmou.

Funcionamento

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas com o sistema. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.


Voltar ao topo da página