Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajudou a recuperar mais um carro

Publicada em 12/06/2018, às 12h44

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Câmeras leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais um veículo com restrição de furto e roubo. Na noite desta segunda-feira (11), o sistema foi acionado assim que um carro passou pela barreira na rodovia Serafim Derenzi.

A recuperação do veículo foi uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Os suspeitos conseguiram sair do veículo e fugir, deixando o carro - Fiat UP, de cor preta -  às margens da via.

Este foi o 23º veículo recuperado com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança de Prefeitura de Vitória, que teve início no dia 20 de abril.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é um serviço de excelência que está trazendo segurança para a cidade. "Com o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, conseguimos reduzir em 21% os crimes de furto e roubo de veículos em Vitória, comparados a maio de 2017. Acreditamos que o roubo e o furto de veículos deverão ter redução significativa".

Funcionamento

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas com o sistema. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.


Voltar ao topo da página