Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajuda a recuperar moto

Publicada em 04/06/2018, às 13h38

Por Eduardo Brinco, com edição de Eduardo Brinco


Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais um veículo na noite deste domingo

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais um veículo com restrição de furto e roubo. Neste domingo (03), o sistema foi acionado assim que uma moto passou pela Ponte da Passagem, no sentido Serra.

Agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informaram a ocorrência e acompanharam o veículo pelas câmeras de videomonitoramento até quando o veículo saiu do município e foi para a Serra. Onde foi abordado pela Polícia Militar que culminou com o suspeito detido e a moto recuperada.

Esse foi o décimo quarto veículo recuperado após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, que teve início no dia 20 de abril. De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é um serviço de excelência que traz segurança para a cidade.

"O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória apresenta bons resultados para Vitória. Desde o início do funcionamento, foram recuperados 14 veículos, sendo cinco motos e nove carros. Além disso, foi possível ajudar na resolução de quatro casos de investigação criminal", afirmou.

Como funciona

Desde a implantação do sistema, todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. Os pontos foram implantados em locais estratégicos, garantindo a eficiência do sistema.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.


Voltar ao topo da página