Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajuda a recuperar 40º veículo

Publicada em 01/08/2018, às 15h55

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


Guarda Municipal
Cerco Inteligente
Após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, a capital registra uma redução de 52% no número de furtos e roubos de veículos

Após informação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, os agentes da Guarda Municipal realizaram abordagem a um veículo, um Volkswagen Gol, que estava inserido no sistema com restrição de furto e roubo. O alarme na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), soou quando o veículo passou pela barreira instalada na Rodovia Serafim Derenze, em São Pedro.

Guarda Municipal
Cerco Inteligente
Entre os meses de abril, quando teve início o sistema, e junho deste ano 40 veículos já foram recuperados

A Guarda Municipal efetuou a abordagem e encontrou dentro do veículo uma bucha de substância similar à maconha e uma chave micha (ferramenta para arrombar fechaduras). Com a ação, cinco suspeitos que ocupavam o veículo foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Balanço

Após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, a capital registra uma redução de 52% no número de furtos e roubos de veículos, numa comparação entre os meses de abril, quando teve início o sistema, e junho deste ano. Já são 40 veículos recuperados até agora.

Sobre o sistema

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página