Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a prender suspeito com mandado de prisão

Publicada em 18/09/2018, às 19h06 | Atualizada em 19/09/2018, às 14h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Eduardo Brinco


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmeras do Cerco Inteligente registraram o momento em que carro do suspeito passou pela barreira da avenida Vitória
Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Agentes da Guarda conseguiram recuperar mais de R$ 10 mil que estavam com o suspeito

Após informação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, os agentes da Guarda Civil Municipal conseguiram deter um suspeito que era alvo de uma operação da Polícia Federal, que havia solicitado a inclusão da placa do veículo no sistema. Contra o indivíduo havia um mandado de busca e apreensão por crime de tráfico de entorpecentes ilícitos.

O alarme na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), soou quando o veículo que o suspeito conduzia - um Honda Fit - passou pela barreira instalada na avenida Vitória, no Forte São João, por volta das 14h30 desta terça-feira (18).

Os agentes da Guarda Municipal seguiram atrás do carro e uma viatura da corporação o localizou na praça Costa Pereira, no Centro, onde foi realizada a abordagem.

O suspeito foi conduzido para a sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha. Com ele foi encontrado um montante de R$ 10.540,00.

Integração

"A integração dos trabalhos da Prefeitura de Vitória, por meio da Guarda Municipal e do Cerco Inteligente de Segurança, com as demais instituições de segurança é fundamental na construção de uma cidade mais segura", afirmou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Sobre o sistema

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página