Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a elucidar crimes em Vitória

Publicada em 11/05/2018, às 19h06 | Atualizada em 11/05/2018, às 19h06

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu

Cerco Inteligente de Segurança

Câmera flagrou caso de omissão de socorro, no qual o motorista não socorreu vítima de acidente (Ampliar imagem)

Divulgação Semsu

Cerco Inteligente de Segurança

Barreira registrou quando veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente após sequestro relâmpago (Ampliar imagem)

O Cerco Inteligente de Segurança, que foi montado para o combate ao roubo de carros em Vitória, também foi utilizado para esclarecer outros tipos de crimes que envolvem a utilização de veículos. Durante os primeiros 10 dias de funcionamento, o sistema ajudou com informações de inteligência e dados coletados para elucidar outros casos.

Um dos casos foi um crime de omissão de socorro, no qual um motociclista foi atropelado por um veículo e o condutor, após o acidente, não prestou socorro à vítima e evadiu-se do local. O motorista suspeito de causar o acidente foi localizado devido às câmeras do Cerco Inteligente de Segurança.

Outro caso foi um sequestro relâmpago que aconteceu no município de Vila Velha. Como houve testemunhas e os dados foram inseridos no sistema do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), quando o veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente, o alarme foi disparado e houve a recuperação do veículo e o resgate da vítima.

Houve também a prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico e que, ao passar pela barreira, foi abordado e encaminhado para Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.

Excelência

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é uma conquista para a cidade. "É um serviço de excelência que já está trazendo segurança para a cidade. Por Vitória ser uma ilha, temos um sistema com grande eficácia, pois os pontos de entrada e saída da cidade estão monitorados 24 horas por dia e, com isso, esperamos que os crimes na capital sejam evitados".

Veículos recuperados

Desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, no dia 20 de abril, já foram recuperados três motos e três carros, que foram devolvidos aos seus proprietários.

Como funciona

O sistema registra a foto de todos os veículos que passam pelas barreiras e as placas são registradas pelas câmeras, que armazenam a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Divulgação Semsu

Cerco Inteligente de Segurança

Câmeras também ajudaram na prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal

Sistema registra a foto de todos os veículos que passam pelas barreiras na Central de Videomonitoramento e as placas são registradas pelas câmeras (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site