Notícias

Cerco Inteligente ajuda a recuperar dois carros em duas horas

Publicada em 18/06/2019, às 12h03 | Atualizada em 18/06/2019, às 14h16

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Corsa flagrado pelas câmeras da barreira da avenida Fernando Ferrari
Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Gol foi flagrado passando por barreira na avenida Vitória

A agilidade do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória para ajudar a solucionar roubos de carros foi mais uma vez provada. Às 21h30 e às 23h30 desta segunda (17), dois veículos com restrição de roubo e furto foram recuperados após passarem por barreiras do sistema. Com isso, chega a 152 o número de recuperações desde a sua implantação.

O primeiro veículo foi recuperado por volta das 21h30 de ontem. Um carro modelo Corsa Classic passou por uma barreira do Cerco Inteligente na avenida Fernando Ferrari e, após ser identificado, foi localizado pela Polícia Militar na rua Manoel Vivácqua, no bairro Jabour. De acordo com informações do serviço de inteligência, esse veículo vinha sendo usado para a prática de crimes na região. Além disso, foi identificado que o mesmo encontrava-se com as placas clonadas.

Cerca de duas horas depois, por volta das 23h30, um Gol roubado por volta de 21h30, foi flagrado pelas câmeras da avenida Vitória. Após o alarme soar na Central Integrada de Operações e Videomonitoramento (Ciom), foi recuperado por agentes da Guarda Municipal na mesma avenida, próximo à faculdade Faesa. Três pessoas estavam dentro do carro e foram conduzidas ao DPJ de Vitória.

Sistema

Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente de Segurança. A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento.

Nesse momento, o veículo é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua. Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.


Voltar ao topo da página