Notícias

Cerco de Segurança da PMV recupera um carro roubado e outro com placa clonada

Publicada em 20/11/2018, às 18h34

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Cobalt com restrição de furto e roubo foi flagrado por barreira na rodovia Serafim Derenzi

Sete meses após entrar em funcionamento, o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória continua trazendo bons resultados para a segurança pública. Entre o último domingo (18) e segunda-feira (19), dois veículos - um com restrição de furto e roubo e outro clonado - foram recuperados.

Domingo (18)

O sistema foi acionado assim que um veículo Cobalt com restrição de furto e roubo passou pela barreira instalada na rodovia Serafim Derenzi. O alarme soou na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) e as informações foram repassadas para abordagem pelas equipes da Polícia Militar. Dois suspeitos foram detidos e encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Foi o 76º veículo recuperado após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança.

Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar Siena com placa clonada

Segunda (19)

Um veículo Fiat Siena com placa clonada foi recuperado com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. Ao passar pela barreira localizada na avenida Fernando Ferrari, o alarme soou na Ciom, que repassou as informações do carro para abordagem pelas equipes de segurança.

A Polícia Militar localizou o veículo no bairro Maria Ortiz e, logo depois, foi realizado o contato com o proprietário do veículo original, que compareceu ao local e foi encaminhado junto com dois suspeitos para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página