Notícias

Cerco de Segurança da PMV ajuda a prender um foragido e um suspeito de tráfico

Publicada em 19/10/2018, às 14h30 | Atualizada em 19/10/2018, às 15h23

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Dados de outros órgãos de segurança são inseridos no sistema do Cerco Inteligente para ajudar a elucidar crimes

O Cerco Inteligente de Segurança, que combate o roubo de carros em Vitória, também ajuda a esclarecer outros tipos de crimes que envolvem veículos. Nesta última quinta-feira (18), o sistema contribuiu, com informações de inteligência e dados coletados para elucidar outros crimes, a prender duas pessoas.

Em um dos casos, uma equipe da Guarda Civil Municipal abordou o condutor de um veículo Volkswagen Polo que estava com a placa inserida no sistema a pedido da Polícia Federal, na rodovia Serafim Derenzi. Ao realizar os procedimentos padrões, foi constatado que era um suspeito foragido da PF. O condutor foi encaminhado para a sede da corporação, em São Torquato, Vila Velha.

Outra ocorrência

Na outra ocorrência, o alarme soou na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) quando um Fiat Stilo, que também estava com a placa inserida no sistema, passou na barreira localizada na avenida Norte Sul, em Jardim Camburi.

As guarnições da Guarda Municipal e da Polícia Militar foram acionadas. A PM realizou abordagem do condutor, que estava fazendo tráfico de drogas, e o mesmo foi conduzido para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Sobre o sistema

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

Matéria relacionada

Guarda Municipal recupera veículo roubado em Jardim da Penha


Voltar ao topo da página