Notícias

Central acompanhará recolhimento de lixo e rotas de limpeza na cidade

Publicada em 18/05/2017, às 14h58 | Atualizada em 18/05/2017, às 15h07

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Leonardo Silveira
Inauguração da Central de Monitoramento de Serviços Urbanos
Prefeito Luciano Rezende mostra como irá funcionar a central de monitoramento de serviços de limpeza urbana
Leonardo Silveira
Inauguração da Central de Monitoramento de Serviços Urbanos
Central conta com monitores de 40 polegadas integrados às câmeras de videomonitoramento da Guarda

Vitória ganhou uma central para controlar os trabalhos de recolhimento do lixo e rotas de limpeza. A central de monitoramento de serviços de limpeza urbana georreferenciada, inaugurada pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, nesta quinta-feira (18), será capaz de monitorar os serviços prestados pelas empresas contratadas 24 horas por dia.

O novo espaço, fruto de uma parceria da Prefeitura com as empresas contratadas para prestar serviço de limpeza urbana e de parques e jardins na cidade, está ocupando uma sala exclusiva da Unidade de Transbordo de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), no bairro Resistência. 

"Com essa nova central de videomonitoramento, podemos acompanhar em tempo real, no mapa da cidade, onde estão os caminhões de recolhimento de lixo, onde está o lixo acumulado, e enviar equipes ao local para fazer a limpeza. Dessa forma, a gente consegue deixar a cidade mais limpa e mais bonita. Estamos cumprindo aquilo que prometemos: controle de qualidade dos serviços para a cidade de Vitória. Essa central é mais uma ferramenta de tecnologia empregada na melhoria da qualidade de vida da população da nossa capital", disse o prefeito Luciano Rezende.

Câmeras

A central contará com quatro monitores de 40 polegadas, que poderão acessar em tempo real, neste primeiro momento, 20 câmeras de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), além do GPS de 30 caminhões que realizam a coleta de lixo.

A quantidade de veículos monitorados, assim como o acesso a mais câmeras de videomonitoramento, poderá aumentar de acordo com a demanda e a evolução do controle dos serviços. O serviço de videomonitoramento é uma parceria entre a Semmam e a Semsu.

"Através do GPS e do videomonitoramento, teremos informações em tempo real de pontos com lixo, além de acompanhar a rota de serviços dos caminhões e veículos que prestam serviço na limpeza urbana e nos parques", destacou Geraldo Luiz Miranda, assessor técnico que apresentou o novo sistema para os convidados.

Além do acesso das rotas de serviços, foram instaladas também câmeras de circuito interno em toda a Unidade de Transbordo, que acompanharão a chegada e a movimentação de descarregamento dos veículos no local.

Fiscalização

Para o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, a nova central facilitará a fiscalização dos serviços de tarefas diárias e o trabalho de planejamento da limpeza urbana e dos parques. "Com a demanda, o serviço inaugurado poderá ser ampliado, e teremos cada vez mais controle dos serviços que são prestados pelas empresas contratadas. Basta a população colaborar, colocando o lixo em locais e horários próprios para a coleta ser feita", destacou o secretário.

Leonardo Silveira
Inauguração da Central de Monitoramento de Serviços Urbanos
Secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, participou da inauguração ao lado de gestores e lideranças
Leonardo Silveira
Inauguração da Central de Monitoramento de Serviços Urbanos
Geraldo explicou que a central permitirá receber informações em tempo real de pontos com lixo

Voltar ao topo da página