Notícias

Catálogo da mostra "Cadáver Esdrúxulo" está disponível para download gratuito

Publicada em 11/05/2017, às 15h23

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação/Ronaldo Segundo
Mostra Cadáver Esdrúxulo
Mostra coletiva "Cadáver Esdrúxulo" reúne o trabalho de 17 artistas em torno da criação de um único desenho

A mostra coletiva "Cadáver Esdrúxulo" reúne o trabalho de 17 artistas em torno da criação de um único desenho, na Casa Porto. Cada um dos participantes deu continuidade ao trabalho do outro, mas sem saber o que seria produzido, tendo em comum apenas os materiais utilizados: carvão, tinta branca e nanquim.

Para finalizar o período de visitação, neste sábado (13), a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Casa Porto das Artes Plásticas lançam o catálogo virtual da exposição disponível para download gratuito.

A obra que compõe a exposição é um trabalho de grandes dimensões, realizada em uma faixa de papel kraft espalhada ao longo de quase todas as paredes da galeria e que está centralizada à altura do olhar do espectador, além de dialogar com o movimento surrealista.

O catálogo reúne detalhes de cada um dos desenhos dos artistas, além de textos da curadoria e do secretário de Cultura, Francisco Grijó. "O diálogo entre as artes e as épocas – elemento tão frequente que, não fosse marcado pelo talento, seria chamado corriqueiro – é o mote desse cadáver que mais se mostra vivo e ativo", escreveu Grijó.

Os artistas escolhidos foram selecionados a partir de uma pesquisa idealizada pelos organizadores da mostra, que foram em busca de profissionais capixabas que tenham uma história ligada ao desenho. Dessa curadoria saíram os nomes que compõem a coletiva: Ana de Sena; Alegria Falconi; André Magnago Alves; Fabíola Menezes; Fernando Augusto dos Santos; Fernando Gómez; Igor Maia; Jocimar Nalesso; Kenia Lyra; Liliana Sanches; Luciano Barreto; Mônica Leão; Renato Ren; Rick Rodrigues; Sandro Novaes; Thiago Arruda; e Valdelino dos Santos.

Encontros

Além da exposição, foram oferecidos 17 encontros formativos que tinham a proposta de aproximar público e artistas. Durante os encontros, os participantes puderam conhecer o processo de execução e elaboração dos desenhos e do trabalho de montagem, além de experimentarem, na prática, processo semelhante ao executado durante a criação da exposição.

Serviço
Exposição "Cadáver Esdrúxulo"
Quando: até sábado (13): de terça a sexta, das 12 às 17 horas, e sábado, das 10 às 14 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, Centro de Vitória
Aberto ao público

Voltar ao topo da página