Notícias

Casa Porto recebe videoinstalação "Terra Dura", que trata da seca no Estado

Publicada em 14/11/2017, às 09h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Videoinstalação Terra Dura
Trabalho de André Açari foi realizado com base na estiagem sofrida pelo Estado no ano passado
Divulgação Semc
Videoinstalação Terra Dura
Videoinstalação "Terra Dura" pode ser vista até o dia 9 de dezembro na Casa Porto

A terra é o principal caminho para o cultivo de alimentos. É por meio dela que eles nascem, germinam e crescem para chegar à mesa das pessoas. Tendo a terra como base para a sua pesquisa, o artista André Açari apresenta ao público, a partir desta quinta-feira (16), a videoinstalação "Terra Dura", na Casa Porto das Artes Plásticas.

O trabalho é resultado de uma pesquisa iniciada por André, a partir da informação de que o Estado sofreu a maior seca dos últimos 80 anos e resultou em perdas para as plantações dos produtores locais.

"Quando eu comecei a pensar o projeto, havia 20 e depois 25 municípios que tinham declarado situação de emergência por conta da estiagem. Isso, em outubro do ano passado. O projeto começou um pouco por essa ideia", explica Arçari.

O artista parte da figura do seu pai, agricultor familiar, que trabalha entre Linhares e Vila Valério, norte do Estado. "O trabalho também acaba sendo um retrato do meu pai, que vive a maior parte do tempo na roça. Foi assim durante toda minha vida. E os diálogos sobre a falta de água fazem parte do cotidiano desde aquele período".

Documentário

A investigação realizada pelo artista se materializa em uma videoinstalação, quase um documentário afetivo, que apresenta a figura paterna do artista e apresenta a seca dentro desse contexto.

As filmagens e os vídeos que resultam no produto final criam um diálogo com a terra, para a terra e sobre a terra. Arçari preocupou-se em realizar um movimento de retorno às suas raízes, usando a câmera como um “olho do mundo” para ver e gerar, por meio de imagens estáticas e em movimento, a representação de sua terra de origem.

Terra Dura
Videoinstalação de André Arçari
Visitação: de 16 de novembro até 9 de dezembro. De terça a sexta, das 13 às 19horas. Sábados, das 10 às 14 horas.
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Aberto ao público.

Voltar ao topo da página