Notícias

Casa Porto recebe exposição "Studio Butterfly e outras fábulas"

Publicada em 16/11/2018, às 09h00

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Exposição “Studio Butterfly e outras fábulas”, de Virginia de Medeiros, entra em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória
Divulgação Semc
Exposição “Studio Butterfly e outras fábulas”, de Virginia de Medeiros, entra em cartaz na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória

A artista visual Virginia de Medeiros apresenta, de 20 de novembro a 6 de janeiro, a exposição "Studio Butterfly e outras fábulas", na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro.

Contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Atos Visuais Funarte Brasília, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a mostra apresenta instalações, vídeos e fotografias na criação de narrativas que lançam um olhar surpreendente sobre histórias reais. 

A exposição, que contém cenas de nudez, reúne quatro obras: "Studio Butterfly" (2003-2006), "Cais do corpo" (2015), "Manilas Bar – Casa da Marinalva" (2014) e "Sergio e Simone # 2" (2007-2014).

Segundo a artista, os pilares dos seus trabalhos são sexualidade, gênero e religião. As obras apresentam uma perspectiva do encontro com o outro e do aprofundamento dessa vivência que exige uma intensa troca de referências e de afetos. "Meu trabalho fala de políticas do afeto e de economia do cuidado. É o que me move", explica a artista.

Partindo desse pressuposto, Virginia se lança a encontrar novos modos de ler a realidade e de estar atenta às representações descuidadas que são criadas a respeito dela. Sendo assim, a artista mergulha, se envolve e participa das vidas das pessoas e das cidades com quem convive.

Travestis

Para a realização da obra "Studio Butterfly", que dá nome à exposição, a artista se dedicou por três anos ao estabelecer uma relação com várias travestis de Salvador.

A videoinstalação apresenta o registro de testemunhos dados por várias das travestis em visita ao estúdio fotográfico montado por Virginia para acolhê-las.

São depoimentos permeados por lembranças das fronteiras entre o masculino e o feminino. Em retribuição à cessão de imagens das travestis, a artista produziu books para cada uma delas. Ladeando a exibição do vídeo, projeções sequenciadas de fotografias retiradas desses books e de álbuns pessoais das travestis são instaladas: imagens das mesmas pessoas, mas feitas em condições e momentos distintos.

Formada por um vídeo e quatro fotografias, "Manilas Bar – Casa da Marinalva" é um trabalho que foi comissionado pelo Museu de Artes do Rio (MAR). "A obra retrata o bordel de Marinalva, seu fechamento e o desaparecimento dessas pessoas e desses espaços de resistência. Mostra o processo de gentrificação, de higienização humana e de como não são pensados projetos sociais para inclusão daquelas pessoas que já ocupavam os locais", conta Virginia.

A mais recente obra apresentada é "Cais do Porto". Feita a partir de imagens e falas de prostitutas que vivem e trabalham no entorno da praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, a obra mostra o local que foi objeto de radical intervenção urbanística na última década. Em comum com o trabalho anterior, há a vontade de registrar um tipo de vida em progressivo desmanche, dessa vez claramente acelerado pelo processo de gentrificação causado pelas mudanças implementadas na região.

Em seus depoimentos, as prostitutas denunciam os mecanismos explícitos e velados de expulsão de um território. As falas das prostitutas são acompanhadas por imagens de corpos seminus que dançam e afirmam, em sensualidade contida ou aberto erotismo, a vontade de resistir às forças que as querem regular.

Visitação

A visitação vai acontecer de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas, com entrada gratuita. Na abertura, que acontece no dia 20, a partir das 19 horas, haverá bate-papo e visita guiada com a artista.

Serviço
Exposição "Studio Butterfly e outras fábulas"
Artista: Virginia de Medeiros
Curador: Moacir dos Anjos
Local: Casa Porto das Artes Plásticas -Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro (antiga sede da Capitania dos Portos)
Abertura: 20 de novembro, às 19 horas, com bate-papo e visita guiada com a artista
Visitação: 21 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h
Entrada franca
Classificação indicativa: 16 anos
Informações e agendamentos de visitas guiadas: (27) 3132.5292 | exposicaostudio@gmail.com 

Voltar ao topo da página