Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Casa Porto recebe exposição "Entre Corpos" nesta terça-feira

Publicada em 03/07/2017, às 12h55 | Atualizada em 03/07/2017, às 12h59

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semc

entre corpos

O trabalho é continuidade da pesquisa iniciada pela artista com o projeto "Elementares"

Produzir um desenho. Que é uma instalação e também uma performance, em que o público pode acompanhar o processo de criação. Esses desdobramentos fazem parte da exposição “Entre Corpos”, da artista Ana De Sena, que abre para o público nesta terça-feira (04), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas.

O trabalho é continuidade da pesquisa iniciada pela artista com o projeto "Elementares", realizado em 2014, no qual ela desenhou com lápis nas paredes e no teto da Galeria Homero Massena, durante os trinta dias anteriores à abertura da exposição.

Desta forma, ela criou uma relação entre o próprio corpo com o desenho, o espaço arquitetônico e o visitante, além de um trabalho performático preocupado com o tempo, esforço e resistência.

Agora, com "Entre Corpos", a investigação da artista concentra-se na criação de um desenho ao longo dos dois meses da exposição.

Divulgação Semc

entre corpos

Quem desejar acompanhar a performance da artista poderá acessar a fanpage do projeto no Facebook

“A intenção é destacar a ação e os relacionamentos entre esses sujeitos durante o acontecimento da criação. Há a vontade de destacar o desenho como um corpo pulsante, permeável e efêmero, alimentado pelas tensões limiares de pensamentos e diálogos” explica Ana.

O desenho será construído sobre sobre longas faixas de papel branco instaladas no espaço expositivo. Essas fitas desenroladas percorrerão as paredes e o teto do espaço, de modo que formem cortinas, camadas, colunas e reentrâncias.

“O resultado é uma trama de abrangência, permeabilidade e experimentação. Penso que o Desenho Instalação Performance é um meio efêmero instigante para transformar, para agir”.

Dentro desse espaço de experimentação, será construído um desenho de grande escala, que tornará visível o processo de criação, a vitalidade passageira do desenho, os traços íntimos e o senso do corpo da artista, além de refletir sobre efemeridade e resíduos do trabalho.

Visitação

 Quem desejar acompanhar a performance da artista poderá acessar a fanpage do projeto no Facebook (facebook.com/ProjetoEntreCorpos), o perfil do Instagram (@entre_corpos) ou através da folha de horário de produção da artista, que ficará fixada na entrada do espaço expositivo. O horário de início e término da performance será divulgado no dia anterior.

“O público será participador nessa construção durante os 64 dias de exposição. Poderá transpor caminhar, explorar caminhos, me encontrar, reencontrar. Porém, não vejo a possibilidade de prever como a presença dos visitantes irá influenciar o desenvolvimento diário do desenho. É uma surpresa para ambos. Afinal, muitas das ações e sentidos serão imprevisíveis tanto para o meu corpo quanto para os outros corpos dentro do espaço” finalizou Ana.

A mostra tem a curadoria de Ricardo Maurício Gonzaga e foi contemplada pelo edital 16 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Casa Porto das Artes Plásticas.

Serviço
Entre Corpos – Ana De Sena
Abertura: 04 de julho, às 19 horas
Visitação: de 5 de julho a 5 de setembro. Terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas Sábados, das 10 às 14 horas
Local: Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Entrada gratuita


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site