Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Casa Porto oferece oficinas sobre patrimônio, cidade e memória

Publicada em 02/08/2018, às 14h56 | Atualizada em 02/08/2018, às 15h01

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


A Casa Porto das Artes Plásticas irá oferecer no mês de agosto duas oficinas relacionadas a patrimônio, cidade e memória. No dia 18 agosto acontece a atividade “Memória e cidade: Atravessamentos na Arte”, voltado para professores e professores em formação; e no dia 25 de agosto, ação foi intitulada “Patrimônio inventado: Pistas para conhecer a cidade”, voltado para crianças de 7 a 12 anos acompanhados dos responsáveis.

As oficinas são gratuitas e foram idealizadas e ministradas pelas professoras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Julia Rocha e Adriana Magro. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever através do e-mail memoriacidade@gmail.com.

Divulgação/ Semc

Divulgação/ Semc

A oficina tem a proposta de pensar questões referentes à memória da capital, identificando as evidências históricas presentes no centro de Vitória

Divulgação/ Semc

Divulgação/ Semc

A atividade tem a proposta de criar uma ação de ocupação da casa Porto e do entorno com crianças, adolescentes e seus responsáveis

Oficinas

A oficina “Memória e cidade: Atravessamentos na arte” tem a proposta de pensar questões referentes à memória da capital, identificando as evidências históricas presentes no centro de Vitória. Por meio das práticas lançadas na oficina, professores e educadores poderão se relacionar com manifestações da cultura e da arte que ainda se fazem presentes no centro da cidade, ampliando os sentidos e significados de sua relação com o espaço.

Já na ação “Patrimônio inventado: Pistas para conhecer a cidade” o objetivo é propiciar uma ação de ocupação da Casa Porto e do espaço que a circunda, identificando no mapeamento da cidade registros da história de Vitória que precisam ser preservados. O ponto de partida será Casa Porto, onde o grupo receberá um mapa para marcar os destinos que serão conduzidos por meio de pistas. O ponto final será na Praça Costa Pereira.

Edital

As oficinas “Memória e cidade: Atravessamentos na Arte” e “Patrimônio inventado: Pistas para conhecer a cidade” foi um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2017/2018, categoria II - Ação Cultural, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Serviço:
“Memória e cidade: Atravessamentos na arte”
Quando: 18 de agosto de 2018, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Público alvo: professores e professores em formação

“Patrimônio inventado: Pistas para conhecer a cidade”
Quando: 25 de agosto de 2018, das 14 às 18 horas
Público alvo: crianças de 7 a 12 anos com responsável
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, no Centro Histórico


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site