Notícias

Casa Lar reúne assistidos na Pedra da Cebola no Dia Mundial da Saúde Mental

Publicada em 08/10/2018, às 18h25

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Fernanda Neves Gomes
Parque Pedra da Cebola
Assistidos da Casa Lar terão a oportunidade de contemplar as belezas do Parque Pedra da Cebola

Os assistidos das duas unidades da Casa Lar de Vitória terão uma tarde de atividades e convivência no Parque Pedra da Cebola, nesta quarta-feira (10). O passeio vai marcar o Dia Mundial da Saúde Mental e reunir equipes técnicas e pessoas atendidas em diferentes equipamentos públicos da Grande Vitória voltados para pessoas com transtorno mental ou sofrimento psíquico.

A programação especial é realizada pelo Núcleo Antimanicomial do Espírito Santo e contará com varal de poesias, canto coral, oficinas de garrafas pet, tai chi chuan e biodança, além de forró e piquenique.

"O Parque Pedra da Cebola oferece espaços e estruturas muito bons para reunirmos nosso público em momentos de descontração e de reflexão", disse a coordenadora da Casa Lar, Adneia Silva Santos.

Data

A Federação Mundial de Saúde Mental instituiu essa data em 1992, com a proposta de sensibilizar a população sobre a importância de garantir a dignidade no tratamento da saúde mental, desde os cuidados profissionais prestados aos doentes até as atitudes do cotidiano das pessoas.

Casa Lar

A Casa Lar, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), é um espaço de acolhida às pessoas em situação de rua com transtorno mental e com poucas possibilidades de reinserção familiar e social.

Funciona em regime de residência, com atenção integral aos usuários 24 horas por dia, incluindo alimentação, higiene, medicação, atendimento de enfermagem e atividades socioeducativas, cuja finalidade é promover a convivência comunitária e familiar das pessoas atendidas.

Vitória possui duas unidades da Casa Lar, uma em Jucutuquara e outra em Jardim Camburi, cada uma com capacidade para acolher 15 pessoas.

Cuidado integral

Para todos os moradores da capital que apresentam sofrimento psíquico, a Prefeitura de Vitória oferece cuidado integral nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, sendo a porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

A proposta é reduzir esse sofrimento ao máximo e ampliar a inserção social, a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, potencializando sua capacidade para lidar com a vida e os problemas.

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar pode procurar, preferencialmente, a unidade de saúde que atende ao seu bairro para avaliação e tratamento e, caso necessário, encaminhamento do paciente para um tratamento especializado no Caps.


Voltar ao topo da página