Notícias

Casa da Juventude recebe exposição de jovens com novo olhar sobre São Pedro

Publicada em 16/05/2018, às 16h41

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
exposição "Entre Nós" na Casa da Juventude
Jovens participaram da abertura da exposição "Entre Nós" na Casa da Juventude

Depois de dois meses de oficina e aprendizado sobre as técnicas de fotografia, um grupo de jovens moradores da Grande São Pedro teve a oportunidade de mostrar seus trabalhos na exposição "Entre Nós", que acontece na Casa da Juventude, a partir desta quinta-feira (17). As imagens mostram um novo olhar da região, na visão dos próprios jovens. 

Segundo o orientador da oficina, Diego Cavaleiro Andante, a ideia foi ensinar as técnicas fotográficas, mas, além disso, fazer com que os alunos tivessem um novo olhar sobre o território, que, muitas vezes, é estigmatizado pela violência.

"O objetivo foi fazer com que eles enxergassem um olhar poético e criativo na fotografia. E também trabalhar autoestima, valorizar a região e quebrar os estereótipos de São Pedro", explicou Diego.

Mercado de trabalho

Divulgação Semcid
exposição Entre Nós na Casa da Juventude
Fotografias dos jovens retratam as belezas e os encantos da Grande São Pedro

Com a oficina na Casa da Juventude, que é um equipamento da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), os jovens conseguiram também uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. "Foi uma experiência muito bacana. E o mais interessante é que conseguimos encorajá-los para seguir a fotografia como profissão".

Essa foi a experiência da aluna Graziele Gonçalves, de 16 anos. Após postar uma de suas fotos na rede social, ela recebeu proposta para fazer outros trabalhos fotográficos. "O curso me incentivou a não desistir. Agora quero aprender cada vez mais. Já fiz até um perfil no Instagram para divulgar meu trabalho".

História de amor

Uma história de amor entre dois jovens de São Pedro foi a inspiração para uma das fotos realizadas pelo estudante Nathan Dias Duarte, o "Soturno". Ele aproveitou o relacionamento dos amigos para fazer o registro de uma troca de carinho entre o casal. "Aqui na oficina aprendi que a fotografia não é só clique. É poesia, tem todo um sentimento que inspira a foto. Nunca imaginei que pudesse fazer um trabalho assim. Foi uma experiência que quero levar para a vida".

Orgulho

Para a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, é muito gratificante ver a felicidade e o orgulho desses jovens com esse trabalho.

"Esse é o nosso objetivo: fazer com que esses estudantes descubram o potencial que têm. E é preciso quebrar o estereótipo de São Pedro. A região tem uma beleza incrível, que pode ser vista na exposição, e também muitos talentos que precisam ser trabalhados", disse Nara.

A exposição fica na Casa da Juventude até 22 de junho. Após esse período, o objetivo é levar o trabalho para outros espaços do município.

Serviço
Exposição "Entre Nós"
Data: 17 de maio a 22 de junho, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas
Onde: Casa da Juventude - rua Guilherme Bassini, 13, São Pedro (em frente ao campo do Racing)
Informações: 3332-7698

Voltar ao topo da página