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Cartão de crédito: Procon de Vitória alerta consumidores para as novas regras

Publicada em 03/04/2017, às 16h17 | Atualizada em 03/04/2017, às 16h18


Samira Gasparini

Cartão de crédito

A partir desta segunda (3), os consumidores não poderão passar mais de um mês com dívidas no rotativo

O Procon de Vitória chama atenção dos consumidores para as novas regras do cartão de crédito. É que, a partir desta segunda-feira (3), os consumidores que não conseguirem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito só poderão ficar no crédito rotativo por 30 dias.

A gerente do órgão, Herica Correa Souza, explica que, a partir de agora, o consumidor não poderá continuar pagando o valor mínimo todos os meses (pagamento no rotativo), caso não consiga quitar integralmente o valor na data do vencimento. "Caso pague somente o mínimo naquele mês, na próxima fatura, o valor restante, acrescido de juros e encargos, comporá um financiamento a ser obrigatoriamente oferecido pelo emissor do cartão", alerta.

Por isso, a gerente do Procon ressalta que os consumidores deverão ficar atentos e exigir do fornecedor informações sobre as condições desse financiamento, tais como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo. Outra mudança na regra é que, caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura.

"No entanto, o consumidor deve prestar muito atenção ao receber e ao ler a fatura do seu cartão de crédito. Porque, no vencimento da mesma, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e, ainda, as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar alguma dificuldade de entendimento por parte do cliente", avalia Hérica Correa.

Atenção aos gastos

Herica alerta que o consumidor deve ficar atento aos seus gastos. "Ele deve ficar prevenido pois, se houver compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês, haverá ainda a cobrança desses valores nas faturas”, reforça.

Reclamações

Hérica acredita que a mudança nas regras do rotativo do cartão deve levar um número ainda maior de consumidores aos balcões de atendimento do órgão. As reclamações contra instituições financeiras já estão no ranking das cinco principais queixas feitas pelos consumidores no Procon de Vitória mensalmente.

O Procon Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. O consumidor deve levar documentos pessoais e comprovantes da reclamação, como nota fiscal, contrato, ordem de serviços, entre outros. O munícipe também pode agilizar o atendimento fazendo o agendamento on-line.

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Informações à imprensa:

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Com edição de SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória

Com colaboração de Rosa Blackman


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