Notícias

Carta da Terra promove o desenvolvimento sustentável para o público no Senac

Publicada em 06/06/2017, às 13h47 | Atualizada em 06/06/2017, às 13h49

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Amilton Freixo de Brito
Carta da Terra
Carta da Terra é uma das atrações da Semana do Meio Ambiente: jogo promove conhecimentos de educação ambiental
Amilton Freixo de Brito
Carta da Terra
Público geral tem acesso gratuito ao jogo na unidade do Senac de Vitória

Dando continuidade a diversas ações comemorativas da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) promoveu, na manhã desta terça-feira (6), na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Vitória, em Bento Ferreira, o jogo "Carta da Terra", que é um tabuleiro com estratégias de educação ambiental para a sustentabilidade.

O jogo ficará à disposição do público geral nestas quarta (7) e quinta (8), das 8 às 17 horas, de forma gratuita. Conforme recomendação da Unesco, de 2003, ele "utiliza a carta da terra como instrumento de formação no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável".

O jogo também estimula o conhecimento e a compreensão da Carta da Terra de forma descontraída e promove criações artísticas coletivas, reflexões críticas e atitudes sobre valores humanos fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Para atingir os objetivos, os participantes devem ser interdependentes: ou todos ganham juntos ou todos perdem juntos. Durante uma partida, diversos conceitos ecológicos são experimentados, como a cooperação, o fluxo constante de energia que move os participantes e os ciclos naturais. O jogo também valoriza testemunhos, ideias e atitudes pessoais, bem como a interação e a troca entre os participantes.


Voltar ao topo da página