Notícias

Carros abandonados: mais de 500 veículos já foram removidos pelos proprietários

Publicada em 25/04/2017, às 14h15

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carros Abandonados
Moradores devem denunciar caso encontrem carros com sinais de abandono nas ruas de Vitória

A presença de veículos abandonados nas ruas prejudica a estética dos espaços públicos e pode atrair mosquitos causadores de doenças, além de roadores e insetos. Para combater esse problema, Vitória possui uma legislação própria, que é responsável pela retirada de 635 veículos em estado de abandono das vias da capital. Destes, 520 foram retirados pelos próprios proprietários após o recebimento de notificação.

Todo o procedimento é coordenado pela Guarda Civil Municipal, que desde 2014 recebe todas as denúncias realizadas por moradores e contribui para evitar a degradação dos bairros, notificando os proprietários para que eles façam o recolhimento dos carros em desacordo com a legislação.

A lei municipal nº 8.691/2014, que permite o recolhimento desses veículos, estabelece que os proprietários sejam notificados para que retirem seus carros do local e evitem transtornos com diárias no pátio. A medida fez com que a maioria dos veículos fosse retirada pelos próprios donos.

Visitas

Denúncias de veículos abandonados devem ser feitas por meio do Fala Vitória 156. Assim, a Guarda vai até a rua indicada para constatar o estado de abandono. A cada semana, os agentes de trânsito realizam novas fiscalizações e voltam aos locais das denúncias para verificar se o veículo foi retirado.

Yuri Barichivich
Retirada de carro abandonado em rua de Vitória
Carros podem ser removidos caso não sejam retirados por seus proprietários

Características do abandono

São considerados abandonados os veículos com sinais evidentes de abandono ou impossibilidade de deslocamento com segurança e aqueles que estão estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias.

Notificação

Assim que o abandono é constatado, inicia-se o processo de notificação do proprietário, que deve retirar o carro, sob o risco de recolhimento. Antes da remoção, no entanto, os proprietários têm o prazo de dois dias para retirar o veículo por conta própria. O prazo começa a contar a partir do dia da notificação, que poderá ser feita via postal ou por meio de edital público, caso o proprietário não tenha sido localizado.


Voltar ao topo da página