Notícias

Carnaval: Saúde realiza ações de alerta para o uso de camisinha

Publicada em 22/02/2017, às 14h57

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Paula Bourguignon


Divulgação Semus
Camisinha
Unidades de saúde da capital fazem distribuição de camisinhas
Divulgação Semus
Ação DST/Aids no Sambão
Profissionais da Semus fizeram campanha de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis no Sambão

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso dos preservativos na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), como sífilis, HIV e hepatite, as unidades de saúde do Parque Moscoso e Resistência realizam, nesta sexta (24), ações educativas para o Carnaval.

A campanha é uma ação do Ministério da Saúde que visa incentivar o uso de preservativos, principalmente entre os jovens - de 15 a 24 anos -, no Carnaval. A temática deste ano é "No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!".

Uma pesquisa feita pelo órgão indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4%, em 2004, para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – de 38,8%, em 2004, para 34,2%, em 2013.

Unidades de saúde

Em todas as unidades de saúde da capital, os preservativos são sempre ofertados e estão cada vez mais acessíveis.

"O Carnaval, na verdade, é um período que mais chama atenção das pessoas, mas as doenças sexualmente transmissíveis devem ser cuidadas o ano inteiro. Toda unidade de saúde de Vitória tem preservativos disponíveis para toda a população e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. O preservativo ainda é a melhor forma de se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis dos homens e das mulheres", explicou a referência técnica IST/Aids, Rozangela Locateli.

Programação

Unidades de Saúde de Vitória (Parque Moscoso) e Resistência
Quando: sexta-feira (24), das 8 às 11 horas
Ação: distribuição de 1 mil preservativos masculinos, 500 femininos e 500 frascos de gel lubrificantes.

Servidores das unidades farão abordagens com orientação e distribuição de material educativo sobre o uso da camisinha e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Carnaval de Vitória

A campanha de prevenção às DST/Aids começou nos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória. Foram distribuídos 22.600 preservativos masculinos, 1,5 mil preservativos femininos e 3 mil frascos de gel lubrificante íntimo no Sambão do Povo.


Voltar ao topo da página