Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Carnaval de Vitória: foliões receberam preservativos e orientações no Sambão

Publicada em 05/02/2018, às 13h54 | Atualizada em 05/02/2018, às 14h02

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Pessoas fazendo distribuição de preservativos no Sambão do Povo

Equipe do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis fez ação de conscientização no Sambão do Povo (Ampliar imagem)

O Carnaval é a época do ano mais esperada pelos foliões. Pessoas do mundo inteiro entram no clima de alegria e diversão. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde, principalmente, com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A fim de manter a alegria após a Quarta-Feira de Cinzas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Crist´s), realizou uma ação de conscietização e prevenção no Carnaval de Vitória, no Sambão do Povo, neste último final de semana. 

As pessoas receberam o kit "Balada Folia de Prevenção". Foram distribuídos 34.734 preservativos masculinos, 3,5 mil unidades de preservativo femininos e 8.812 unidades de gel lubrificante. Os foliões também receberam fio dental, creme dental e escova de dente.

A medida visa chamar a atenção da população e evitar a transmissão de IST´s. "Os cuidados que ajudam a garantir uma folia sem lembranças desagradáveis são necessários. O uso de preservativo é essencial, pois previne Aids, hepatites, sífilis e outras IST´s", explica o diretor do Crist´s, Lauer Sardenberg Marinho.

Segundo ele, a ação faz com que as pessoas fiquem mais atentas e procurem os serviços de saúde. "Por conta da abordagem, as pessoas sempre procuram os serviços nas semanas seguintes ao Carnaval. Dizem que ouviram nossas explicações e resolveram fazer os testes rápidos", ressaltou.

Foliões aprovam ação

André Sobral

Pessoas posando para foto

Foliões receberam preservativos no Sambão e aprovaram a iniciativa preventiva (Ampliar imagem)

As moradoras de Linhares Monique Gomes, de 25 anos, e Alessandra Corrêa Gomes, de 45 anos, parabenizaram a ação da Prefeitura de Vitória. "É sempre bom lembrar às pessoas que elas se previnam. Muitas vezes, no calor da emoção, elas esquecem o mais importante: usar preservativo", disse Monique.

O folião Gilberto Graci de Barcellos, morador de Vila Velha, afirma ser uma atitude de extrema importância. "As pessoas são esquecidas e só lembram de se prevenir depois que acontece algo", disse.

Impermeabilidade

A impermeabilidade dos preservativos é um dos fatores que preocupam os usuários. Entretanto, a rede municipal só distribui camisinhas que têm comprovação de sua qualidade. Elas são impermeáveis e, quando utilizadas de forma correta, não há perigo de rasgar ou mesmo furar.

Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda não guardar o preservativo por muito tempo na carteira ou em locais inapropriados, como em porta-luvas de carro, pois, devido ao calor excessivo, pode danificar o látex. O ideal é deixar o preservativo em lugares frescos em casa e sempre levar a camisinha cada vez que for sair.

"Os parceiros devem dialogar sobre a importância da camisinha e, assim, compreender verdadeiramente que o uso não impede o prazer, ao contrário, possibilita o sexo seguro, que traz tranquilidade para curtir os bons momentos, sem preocupação e sem consequências indesejáveis", alertou Lauer Sardenberg Marinho.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site