Notícias

Carnaval 2019: folia começa com axé e alegria no Centro Histórico de Vitória

Publicada em 03/03/2019, às 00h14 | Atualizada em 03/03/2019, às 00h29

Por Leo Vais, com edição de Danielly Campos


Flávio Almeida
Cantor Silva toca e canta em show em Vitória
Silva, última atração desse sábado (3), encerrou a folia no Centro.
Flávio Almeida
Bloco Bleque anima foliões do trio
O Bloco Bleque animou os foliõesao longo da avenida Jerônimo Monteiro.

A malemolência baiana ganhou a voz do capixaba Silva que encerrou a primeira noite do Carnaval de Vitória. O cantor apresentou o show Bloco do Silva, que mistura clássicos do axé music dos anos 90, clássicos carnavalescos de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso (“A Luz de Tieta”, “Meia Lua Inteira”), Gal Costa (“Bloco do Prazer”) e Marisa Monte (“Não Vá Embora”) e sucessos autorais como “A Cor é Rosa”, “Feliz e Ponto” e “Fica Tudo Bem”.

Depois de mais de duas horas ininterruptas de show, o cantor agradeceu o carinho do público e se despediu ao som de “Deusa do Amor”, clássico do Olodum. “Estou muito orgulhoso e gostando de ver esse Carnaval crescer. Muito obrigado. Aqui é minha casa. Eu amo vocês”, disse.

Antes do músico capixaba, o público conferiu as apresentações da Orquestra Urbana de Vitória, que realizou um cortejo até o palco principal com um repertório eclético apresentado de forma carnavalesca. Na sequência, o suingue do Xá da Índia não deixou ninguém parado. Abrindo a festa, o Projeto Pindorama – do DJ Gustavo Txai – garantiu que a animação do público permanecesse alta nos intervalos de cada um dos shows.

Blocos

Abrindo a folia na capital capixaba, o bloco Afro Kizomba começou seu desfile no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), palco dos ensaios do bloco, e seguiu em direção à Praça Costa Pereira e à rua Maria Saraiva, no tradicional Bar da Zilda.

O bloco tomou as ruas da capital e empolgou o público com dezenas de integrantes, divididos entre ritmistas, dançarinos e cantores. No repertório, a diversidade dos ritmos afrobrasileiros, clássicos da música brasileira como “O Canto das Três Raças”, além da sua primeira música autoral, "Lutemos pelos nossos".

Na avenida Jerônimo Monteiro, o Bloco Bleque não deixou ninguém parado. Do pop ao frevo, tudo cabe no caldeirão dos músicos comandados pelo cantor Gustavo Macacko.

Os pequenos foliões também puderam se divertir. A versão infantil do Regional da Nair, o Regionalzinho da Nair, garantiu a folia das crianças com apresentações circenses e cortejo musical no Parque Moscoso.

Matinês

Em São Pedro, a Matinê Carnavalesca abriu a programação infantil e animou a galerinha. O público pode conferir as apresentações do espetáculo “Respeitável Público” e da Claws Banda, da Ratimbum, que não deixou ninguém parado com brincadeiras, referências ao universo circense e muita música.

Público

O público também aprovou o primeiro dia de folia. Os amigos Higor Costa e Rick Rodrigues, são moradores de João Neiva, e estão passando o feriado em Vitória. Higor aprovou a festa. “Estou adorando o Carnaval. Está tudo muito bem produzido. Muita segurança, muita família, está tudo muito legal. Amei”.

O casal Denys Lobo e Natália Bourguignon são moradores do Centro e aprovaram o Carnaval da Capital. "Estou achando bacana esse movimento no Centro. Percebi o crescimento do evento que este ano tem mais atrações. Estou achando tudo muito organizado", disse Denis, que estava acompanhado dos amigos Ramon e Priscila, que são moradores do município da Serra.

Programação

O DJ Zappie abre o segundo dia de folia, a partir das 15h, na Praça Costa Pereira. Na sequência, o samba toma conta do evento com os shows de Juana Zanchetta e Emerson Xumbrega. Encerrando a noite, a Orquestra Ammor leva, no ritmo de fanfarra, clássicos do pop, rock, MPB e do Carnaval brasileiro.

Já nos desfiles de bloco, o Regional da Nair enche de alegria e cores a avenida Beira-Mar, no Centro, das 9h às 15h. Depois, das 14h às 19h, o Puta Bloco estreia no Carnaval de Vitória, na avenida Jerônimo Monteiro (na altura dos Correios), com muita cor e diversidade.

Serviço

Domingo (03)

Matinês Carnavalescas
Horário: das 9h às 13h.
Onde: Parque Moscoso, na avenida República, Centro de Vitória.

Praça Costa Pereira
Shows com Juana Zanchetta, Emerson Xumbrega, Orquestra AMMOR e DJ Zappie.
Horário: das 15h às 22h

Blocos
Regional da Nair
Horário: das 9h às 15h.
Onde: Avenida Beira-mar. Saída: em frente ao galpão do Porto de Vitória, no Centro.

Puta Bloco
Horário: das 14h às 19h.
Onde: na avenida Jerônimo Monteiro. Saída: na altura dos Correios, no Centro.


Voltar ao topo da página