Notícias

Campanha Praia Limpa: 7 mil abordagens em janeiro

Publicada em 04/02/2019, às 17h21 | Atualizada em 04/02/2019, às 17h22

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Campanha Praia Limpa
Equipes fizeram abordagens aos banhistas para conscientizá-los sobre a preservação das praias

A 29ª edição da campanha Praia Limpa, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), chegou ao fim no último domingo (3).

Neste verão, a equipe da Gerência de Educação Ambiental conscientizou mais de 7 mil pessoas sobre a importância do ambiente praial e as atitudes adequadas que cada cidadão deve adotar nesses espaços.

Durante fins de semana de janeiro, uma equipe multidisciplinar percorreu a orla realizando abordagens educativas a fim de promover a adoção de práticas sustentáveis que visam à preservação da praia e da restinga.

"Em 2019, a campanha contemplou quatro temas: restinga, balneabilidade, resíduos (projeto Vitória Cidade Limpa) e animais em praias (guarda responsável). Conseguimos envolver os banhistas, turistas e comunidade. As ações da Praia Limpa refletem positivamente não somente no verão, mas na criação de um senso coletivo de cuidado com o ambiente praial durante todo o ano", enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Ações

Divulgação Semmam
Ações da campanha Praia Limpa na Arena Procon Vitória
Campanha também desenvolveu trabalhos educativos na Arena Procon Vitória

Além da abordagem aos banhistas, a campanha Praia Limpa também contou com ações em outros espaços da Prefeitura de Vitória. Na Arena Procon Vitória, na praia de Camburi, os visitantes participaram de ações voltadas para crianças e adultos, como pintura de rosto, Jogo da Memória Gigante e exibição do vídeo “Vitória, Uma Ilha de Todos”, que apresenta a biodiversidade existente na ilha. O vídeo foi uma parceria entre Semmam, Grupo Pegada e institutos Ecomaris e Últimos Refúgios.

Ao todo, mais de mil pessoas participaram das atividades de Educação Ambiental realizadas no estande da campanha na Arena Procon.

Parcerias

A campanha Praia Limpa contou com parceria e participação da ONG Avalanche, com intervenções urbanas nas praias e também na Arena Procon, além da Associação dos Moradores e Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA) e do projeto PEGADA, que é uma organização comunitária não governamental que atua no resgate de animais marinhos e no combate à pesca predatória.

A parceria com o Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) levou para a Arena Procon uma mostra com exposição de esqueleto de tartaruga, um pinguim empalhado e resíduos que foram encontrados dentro de animais que morreram. O objetivo foi levar conhecimento para as pessoas para que pudessem compreender e ajudar no acondicionamento e no descarte adequados dos seus resíduos.

O Instituto Baleia Jubarte também se fez presente na campanha Praia limpa realizando oficinas e contação de histórias para a garotada. 

Outra ação em parceria foi o plantio de mudas de árvores ao longo da orla. Ao todo, foram plantadas 81 mudas das espécies Clusias Hilariana, Aroeiras, Abricos da Praia e Angicos.


Voltar ao topo da página