Notícias

Campanha para reduzir uso de copos plásticos mobiliza servidores da PMV

Publicada em 07/11/2018, às 18h16

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Palestra copo descartável
Geóloga Renata Frank recomendou que as pessoas usem apenas um copo plástico diariamente
Diego Alves
Palestra copo descartável
Servidores que participaram da palestra ganharam copos de uso contínuo

Sabia que para fabricar um único copo de plástico é utilizada a mesma quantidade de energia elétrica gasta em dois dias de televisão ligada em uma casa?

Essa foi uma das informações passadas na palestra "O uso consciente do copo descartável", na tarde desta quarta-feira (7), no auditório do Palácio Municipal.

A palestra foi promovida pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), por meio da Gerência de Administração Patrimonial. O evento teve parceria com a Vale e a Coopmetro.

Campanha 1 copo por dia

Levando em consideração que o ideal é beber 2 litros de água por dia, sem racionalização, cada pessoa usaria 11 copos de 180ml por dia. Portanto, a ideia inicial da campanha é de que as pessoas usem apenas um copo plástico por dia.

"Muitas pessoas podem imaginar que promover essa consciência de usar apenas um copo não signifique muita coisa, mas a gente acredita em uma ação coletiva. Essa mudança de hábito vai acontecer não só no trabalho, mas se estender para a casa das pessoas, para a vida social", ressaltou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

Impacto ambiental

A palestrante foi Renata Frank, que é geóloga da Vale. Ela explicou que essa redução do consumo faz parte de uma mudança que está acontecendo no mundo. "A população está crescendo e consumindo mais matéria-prima, que fica cada vez mais escassa. Temos que aprender a viver com menos em tudo".

Ela disse que 550 milhões de copos plásticos são usados por dia no mundo, e isso seria o equivalente a um prédio de 42 andares de copinhos empilhados. O copo plástico é feito de poliestireno, um material pouco usado para reciclagem. Ou seja, milhares de copos vão mesmo virar lixo e demorar de 200 a 450 anos para se decompor.

Economia financeira

No Palácio Municipal, são usados 1.357 copos por dia, o consumo mensal passa de 29.800 copos e o gasto é de R$ 700 por mês.

"A equipe da Gerência de Administração Patrimonial tem a missão de implantar ações de economia e sustentabilidade dentro da Prefeitura. Uma delas foi instalação de lâmpadas de led em parceria com a EDP, sem custo algum para a Prefeitura. E agora queremos promover a redução significativa do uso de copos plásticos. É uma constribuição com o meio ambiente e também uma economia que se reverte em benefícios para os moradores", explicou a subsecretária de Gestão Administrativa, Thyara de Carvalho Faria Damasceno.

Ao final da palestra, a Vale sorteou copos de uso contínuo para que os servidores utilizem diariamente e a Coopmetro ofereceu um coffee break aos participantes.

O que devemos fazer?

- Utilizar 1 copo por dia já é um começo
- Adotar uma caneca ou garrafinha é um grande passo
- Nos restaurantes que oferecem copo descartável, utilizar apenas 1 copo
- Você também pode orientar o colega que esteja usando mais de 1 copo por dia.


Voltar ao topo da página