Notícias

Campanha para guarda responsável de animais tem foco na vacinação antirrábica

Publicada em 20/09/2018, às 17h07 | Atualizada em 20/09/2018, às 17h43

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Guarda responsável de animais
Campanha destaca a importância dos tutores levarem os cães para vacinar contra a raiva

Junto com a campanha de vacinação contra a raiva, tem continuidade neste sábado (22) o projeto "Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Animais Domésticos", que já está em seu segundo ano. Desta vez, o tema da campanha é “Vacinação antirrábica em cães e gatos”.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental, com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nos telefones (27) 3382-6536 / 6585.

Raiva

A raiva é uma doença muito grave - causada por um vírus - e acomete mamíferos, como cães, gatos e morcegos, e também o ser humano, principalmente em ambiente urbano. 

A principal forma de transmissão é pela saliva, por meio de mordidas ou lambidas de animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central do infectado e causa muitos sintomas críticos, principalmente quanto ao comportamento, que pode ser alterado, por meio de agitação, nervosismo, salivação abundante, dificuldade de locomoção e dificuldade de engolir.

Ao suspeitar que um animal esteja contaminado pela doença, é essencial levá-lo a um médico veterinário. Caso o bicho esteja realmente contaminado, ele vem a óbito em, no máximo, 10 dias. Se o animal estiver em situação de rua ou perdido, é necessário saber sua procedência e seus hábitos de vida.

"A cada dois meses, a campanha para guarda responsável de animais é recomeçada sempre com um tema novo, e estamos iniciando os trabalhos do próximo bimestre justamente no dia de vacinação nacional de cães e gatos com o tema relacionado à responsabilidade nossa com os nossos animais", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Raiva em cães

De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2009), a raiva em cães pode se manifestar de duas formas, sendo que os animais mais jovens são mais suscetíveis à infecção:

Raiva furiosa: o animal apresenta características como angústia, inquietude, tendência à agressão (morde objetos, outros animais e o próprio dono), alterações do latido (latido rouco), dificuldade de deglutição, tendência a fugir de casa, incoordenação motora, crise convulsiva, paralisia, coma e morte;

Raiva muda ou paralítica: o animal busca lugares escondidos ao abrigo da luz (fotofobia), apresenta sintomas predominantemente paralíticos, que se iniciam pelos músculos da cabeça e pescoço, paralisia dos membros posteriores, estendendo-se por todo corpo do animal, além de dificuldade de deglutição, coma e morte.

O cão acometido pela raiva pode ser facilmente atropelado devido às características da doença. Tal motivo justifica a captura e o resgate de animais nessa situação pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) em Vitória.

Divulgação Semmam
Guarda responsável de animais
Principal sintoma da raiva em felinos se manifesta por meio da alteração do comportamento do animal

Raiva em gatos

O principal sintoma da raiva em felinos se manifesta por meio da alteração do comportamento do animal, mas também podem apresentar falta de apetite, febre, agitação extrema, salivação excessiva, agressividade e paralisia.

Vacinação antirrábica

A vacinação antirrábica anual de cães e gatos é obrigatória e fundamental para manter o controle da doença. O tutor deve manter a carteira de vacinação de seu animal em dia.

A vacina deve ser aplicada em animais saudáveis, a partir dos três meses de idade. Caso o animal esteja com diarreia, em tratamento ou se recuperando de alguma cirurgia, o tutor deve aguardar sua reabilitação.

Grande parte dos estados brasileiros promove campanhas anuais de vacinação antirrábica, geralmente no mês de setembro. 

O Código Sanitário de Vitória (lei nº 4424, de 1997, atualizada em 2012), em seu artigo 18, e o artigo 9º da lei municipal nº 8121, de 2011, obrigam o tutor a vacinar seu animal contra a raiva anualmente.

Diante disso, a vacinação antirrábica ocorre durante todo o ano no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), localizado na rua São Sebastião, s/nº, Resistência, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Mais informações pelo telefone 3324-5864.

A campanha de vacinação antirrábica 2018 ocorrerá em três etapas em Vitória:

  • 22 de setembro: regiões de Santo Antônio, Grande São Pedro e Maruípe (veja aqui os locais)
  • 29 de setembro: Maruípe e Região Continental;
  • 6 de outubro: Forte São João (Centro a Praia do Canto).

Voltar ao topo da página