Notícias

Campanha de Vacinação contra Sarampo terá início na próxima segunda-feira

Publicada em 02/08/2018, às 13h38 | Atualizada em 02/08/2018, às 13h51

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Vacinação Escola
A Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite começa na segunda (6). Em Vitória, todas as 28 unidades de saúde estarão ofertando a vacina

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite 2018 começa na próxima segunda-feira (6) em todos os postos de saúde de Brasil. Em Vitória, durante a campanha, todas as 28 unidades de saúde estarão ofertando a vacina das 8 às 17 horas. Os pais poderão marcar o horário de vacina para seus filhos, através do sistema de agendamento online, a partir desta sexta-feira (03) às 13 horas, ou buscar direta e espontaneamente a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Todas as crianças, de 1 a 5 anos incompletos deverão ser imunizadas, independente da situação vacinal.

Na capital, a meta é imunizar 95% desse público, cerca de 15.903 crianças. Para alcançar o público alvo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) antecipou a campanha e está realizando uma ação estratégica em 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), que possuem mais de 400 crianças matriculadas.

“O método visa atingir o maior número de crianças de forma homogênea e eficiente e não permitir a reintrodução do sarampo e da poliomielite em nosso Estado”, explica a secretária de saúde, Cátia Lisboa.

Onde vacinar

Nas unidades de saúde de Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Dia D

O dia de mobilização nacional, dia D, acontecerá no sábado, 18 de agosto. Todas as 29 Unidades de Saúde estarão abertas para receber a população, das 8 às 17 horas

Saiba mais

Poliomielite ou paralisia infantil: é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. Ela pode provocar ou não paralisia do indivíduo.

Sarampo: é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções expelidas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.


Voltar ao topo da página