Notícias

Campanha de vacinação contra raiva animal termina neste sábado

Publicada em 04/10/2018, às 14h41 | Atualizada em 04/10/2018, às 14h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Campanha Vacinação Raiva
Proprietários poderão levar os animais para vacinar em 35 postos neste sábado (6), das 8 às 17 horas

Neste sábado (6) acontece a terceira e última etapa da campanha de vacinação contra raiva animal de Vitória. Até o momento, a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) já vacinou 14. 723 cães. Isso representa 51% da meta, que é imunizar 23.012 cães.

Para essa última fase, foram distribuídos 35 postos de vacinação em diversos pontos da cidade, como as regiões do Forte São João, Centro, Santa Lúcia e Praia do Canto, que funcionarão das 8 às 17 horas. Veja aqui.

"A vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra o vírus da raiva. Por isso, a vacinação é um ato de amor e cuidado, em que se busca garantir uma vida mais saudável não apenas para os animais, mas também para todos os que convivem com eles", explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Para garantir a vacina, o proprietário deve levar a carteirinha de seu animal. Se não tiver, o CVSA oferecerá um novo documento no momento da vacinação.

Vacina

A vacina utilizada pelo CVSA é fornecida pelo Ministério da Saúde e é produzida por cultivo de células infectadas com vírus rábico inativo. É indicada para cães e gatos com mais de 90 dias de vida.

Para manter a eficiência da vacina nos postos de vacinação, as equipes as mantêm em caixas térmicas providas de gelo reciclável e termômetro. A vacina é realizada com materiais descartáveis, utilizados de forma individual, administrada na dose de 1,0 ml por animal, independente do peso.

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página