Notícias

Caminhada pela Paz reúne mais de 5 mil pessoas em Camburi

Publicada em 12/02/2017, às 13h26 | Atualizada em 12/02/2017, às 16h37

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria Ângela Siqueira


André Sobral
Caminhada pela paz
Moradores lotaram a orla de Camburi para participar da Caminhada pela Paz
André Sobral
Caminhada pela paz
Objetivo do evento foi voltar a ocupar a cidade e levar uma mensagem de paz e esperança para todos

O sol chegou forte na manhã deste domingo (12), já convidando as pessoas e as famílias para se unirem e mostrarem para o Brasil e o mundo que a cidade de Vitória preza pela ordem e pela paz, e que é hora de retomar a vida cotidiana e a normalidade.

Assim, mais de cinco mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em sua maioria vestidas de branco e com balões brancos, aderiram à Caminhada pela Paz, organizada pela Prefeitura de Vitória, com o apoio de diversas instituições civis e religiosas.

Famílias inteiras com crianças de bicicletas, patinetes e patins iam se juntando, conversando e espalhando alegria pela orla de Camburi, um dos pontos preferidos dos moradores de Vitória para lazer e prática de esportes.

Quando a caminhada começou, a sensação de ser parte de uma nação, de uma população que quer ser exemplo de união e cidadania, foi crescendo a cada passo. Da pista, o grupo acenava para quem acompanhava dos apartamentos, aplaudiam os policiais militares que já retornaram ao trabalho, assim como os soldados da Força Nacional e do Exército, que também patrulhavam as ruas. A Guarda Municipal também esteve presente.

Do outro lado da pista, ônibus, carros buzinavam e os motoristas e caronas pareciam também encantados com a movimentação. Muitos reduziram a velocidade para filmar e fotografar a caminhada. De cima, um helicóptero a tudo acompanhava. 

“Não tem nada mais bonito do que ver as famílias de Vitória ocupando novamente o calçadão de Camburi. As ciclofaixas estão funcionando, as bicicletas do Bike Vitória estão de volta às estações, é a cidade retomando a sua normalidade. A cidade é das pessoas e esse momento é um marco do retorno à normalidade, depois dessa semana difícil que vivemos”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

André Sobral
Caminhada pela paz
Empresário Fabiano Montebelo também foi com sua mulher, Valéria, e a filha de oito anos, Ana Clara, para a caminhada
André Sobral
Caminhada pela paz
Fernanda Barreto foi com o marido e os dois filhos para a caminhada

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Espírito Santo (OAB-ES, é uma das instituições que apoiaram ativamente o movimento, e deixou claro que está na hora das escolas, tribunais e das instituições como um todo retomarem sua normalidade.

“É preciso que nós mostremos que Vitória é uma cidade de paz, que mostremos que esse caos não vai fazer com que Vitória pare. Está na hora de nós reagimos. Uma manifestação como essa é fundamental. É preciso que a gente volte à normalidade, mostrar que as instituições estão funcionando. Também é importante mostrar que nós sabemos a importância da Polícia Militar e da Segurança Pública, mas sabemos também da importância de uma cidade voltar ao normal. É hora de dizermos isso com muita clareza. E essa caminhada diz”, declarou o presidente da OAB-ES, Homero Mafra.

Grupos de várias religiões aderiram à caminhada. Como as mulheres do Grupo de Oração Rede Luz, ligado à Federação Humanitária Internacional. “Essa caminhada tem a ver com a mensagem que o grupo prega, que é amor, solidariedade, misericórdia, amor. Todos somos irmãos e queremos irradiar para os dois lados: governo e policiais militares, essa mensagem de paz, de diálogo”, explicou uma das representantes do grupo, Lea Penedo.

O empresário Fabiano Montebelo também foi com sua mulher, Valéria, e a filha de oito anos, Ana Clara, para a caminhada. “Essa é a nossa resposta. Que fazemos parte de uma nação que não concebe a desordem social. A vida tem de ser vivida. Trouxemos nossa filha aqui, que quer voltar para escola, voltar a brincar nos espaços públicos e dar esse exemplo de confiança para ela nas instituições. Isso vai passar”, disse ele.

Moradora de Bento Ferreira, Fernanda Barreto, foi com o marido e os dois filhos para a caminhada. “Vim porque nossa cidade é muita linda e tem de ser ocupada pelas famílias”, concluiu.

André Sobral
Caminhada pela paz
André Sobral
Caminhada pela paz

Voltar ao topo da página