Notícias

Camburi terá nova área de lazer e esportes com mirante e espaço para ginástica

Publicada em 02/11/2017, às 08h00

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi
Nova área de lazer e esportes será construída no final da orla de Camburi
Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi
Espaço contará com playgrounds, deques, mirante de contemplação e área para musculação e ginástica funcional

A praia de Camburi vai ganhar uma nova área de lazer e esportes no final da orla, em Jardim Camburi. A área, que hoje já abriga o campo de futebol Zé da Bola e uma pista de bicicross, será ampliada e vai passar a contar com playgrounds, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, um pracão e locais livres com árvores, pergolados, jardins e bancos.

O espaço terá mais de 19 mil metros quadrados e será entregue à comunidade em dezembro de 2018. O projeto, idealizado pela Prefeitura de Vitória, foi elaborado levando em conta uma pesquisa realizada com mais de 500 moradores da região de Jardim Camburi e frequentadores da praia, que demonstraram interesse por mais áreas de convivência e de sombra.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, afirmou que a área será um grande ganho para a cidade. "É uma obra de grande importância para Vitória. Vamos ganhar uma área excelente para prática de esportes e lazer. Além disso, a recuperação e conservação do meio ambiente nos levam para um caminho mais solidificado rumo a uma cidade mais saudável", disse.

Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi
Projeto foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada com moradores e frequentadores da praia
Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi
Projeto faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale

Termo de Compromisso

O projeto faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale, através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado.

O termo prevê, ainda, como principal ação, a recuperação da faixa de areia no extremo norte da praia e a construção de um outro espaço, o Parque Costeiro, voltado para educação ambiental, cujos projetos estão em elaboração.

Os objetivos, premissas e o escopo dos parques foram definidos pela Prefeitura de Vitória e pela Vale. A partir dessa definição, estão sendo desenvolvidos os projetos executivos detalhando cada ação.

O projeto para a recuperação da faixa de areia já foi entregue para avaliação dos órgãos ambientais. Ele será executado conforme recomendação técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam).

Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi
Divulgação Seges
Nova área de lazer de Camburi

Voltar ao topo da página