Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Cajuns vão estimular que crianças e adolescentes corram atrás de seus sonhos

Publicada em 03/05/2019, às 15h06

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Reunião de planejamento de ações dos cajuns

Maria Carolina de Lima Monte Verde disse que os profissionais ampliam seus conhecimentos acerca da temática a ser desenvolvida dentro dos equipamentos

Coordenadores, assistentes sociais, nutricionistas e educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) tiveram a oportunidade de se reunir para ouvir e elaborar ações para crianças e adolescentes assistidos com base no eixo "Direito de Ser".

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD). O nome do projeto é "Direito de ser um sonhador". O mês de maio será marcado também pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Cada um dos 14 Cajuns irá construir seu filtro dos sonhos. É um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

"Através desse planejamento coletivo de todos os Cajuns, os profissionais ampliam seus conhecimentos acerca da temática a ser desenvolvida dentro dos equipamentos. Os mesmos também podem contribuir com suas sugestões e fortalecer seus conhecimentos através dos saberes de outros profissionais dos Cajuns. Esse encontro é sempre produtivo", disse a coordenadora do Cajun de Solon Borges, Maria Carolina de Lima Monte Verde.

Guiomedce Paixao

Reunião de planejamento de ações dos cajuns

"Queremos motivar e despertar que todos sejam capazes de conquistar seus sonhos e, assim, transformar a sua realidade", disse Fabiane de Souza

Despertar

"Nós pensamos em trabalhar os sonhos de crianças e adolescentes em virtude do Festival de Dança do Cajun, onde vimos eles muito motivados com o Jeremias, vencedor do The Voice Kids. Sabemos que cada criança tem um sonho, um espelho. Queremos motivar e despertar que todos sejam capazes de conquistar seus sonhos e, assim, transformar a sua realidade", disse Fabiane de Souza Dias Ramos, pedagoga dos Cajuns.

Mandalas

"Cada Cajun irá realizar dois filtros de sonho. É a construção de todos, o coletivo. Sem nenhuma identificação, a criança e o adolescente terão a oportunidade de escrever qual sonho gostariam que permanecesse na mandala. Na atividade no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), cada comunidade receberá essas mandalas em uma praça do território e haverá uma apresentação de um coral para simbolizar a temática", explicou a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Famiglia Martins.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site